Dia Internacional dos Trabalhadores, 1º de Maio, tem história e neste ano aqui em São Paulo será celebrado no Estacionamento da Arena Corinthians, o Time do Povo, convocado pelas centrais sindicais do Brasil.
É uma data comemorativa internacional, que relembra a luta trabalhadores pela jornada de trabalho pela redução da jornada de trabalho e é celebrada em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.
Essa data tem origem no dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Durante a manifestação houve confrontos com a polícia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações e lutas dos trabalhadores que se seguiriam. Estas lutas operárias culminaram numa série de direitos, previstos em leis e sancionados por constituições.
O resultado é que no século XX, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.
Mas, a luta continua para a garantia de diretos para a classe trabalhadora no mundo de hoje.
Materia enviada pela Assessoria de Comunicação das Centrais Sindical