sábado, 27 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Ação de inteligência da força-tarefa de SP fecha fábrica de bebidas que usava etanol ‘batizado’ com metanol

A força-tarefa do Governo de São Paulo que atua nas investigações sobre adulteração de bebidas com metanol no estado fechou nesta última sexta-feira (10) uma fábrica em São Bernardo do Campo que distribuía produtos adulterados a outros estabelecimentos comerciais. Segundo as investigações, o falsificador comprou etanol de um posto que usava combustível adulterado com metanol.

Os agentes da Polícia Civil chegaram até o local após investigarem a morte da primeira vítima por intoxicação. O homem passou mal em 12 de setembro e morreu quatro dias depois. O bar onde ele consumiu a bebida foi vistoriado e as equipes apreenderam nove garrafas. Peritos detectaram a presença de metanol em oito desses produtos, com percentuais que variavam de 14,6% a 45,1%.

De 300 garrafas analisadas pela Polícia Científica, 50% apresentaram este alto percentual de metanol. Uma mulher foi presa praticando o crime de adulteração de bebidas. O marido dela, que também participava da adulteração, não foi encontrado no local. Ele já havia sido preso anteriormente por falsificação de produtos destinados a fins alimentícios.

Essa concentração é muito grande”, disse o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, em coletiva de imprensa sobre a operação. “Nossa suspeita é de que esses casos que geraram lesões gravíssimas e mortes, que eles tenham adquirido metanol do mesmo posto”.

Em depoimento, o dono do bar onde a vítima consumiu a bebida confessou que havia comprado as garrafas de uma distribuidora não autorizada. De acordo com a polícia, essa empresa utilizava etanol de posto de combustíveis na fabricação irregular das bebidas. O etanol, por sua vez, estaria misturado a metanol, substância altamente tóxica e proibida para consumo humano. “O falsificador foi no posto comprar etanol para falsificar a bebida, e o dono do posto vendeu etanol falsificado com metanol”, explicou Derrite.

“O que está acontecendo agora é uma crise aguda, com muitos casos e aparecendo de repente. Os casos que vieram à tona apresentam alta concentração de metanol, encontrados nesse etanol de um posto de combustível, que foi utilizado para adulteração da bebida. A nossa linha de investigação é essa”, disse o secretário. “A gente não pode permitir que isso aconteça, isso poderia escalonar de uma maneira que nem a gente saberia saber como lidar. Se a nossa linha de raciocínio estiver correta, quem está fazendo essas adulterações precisa ser penalizado.”

Além de São Bernardo do Campo, endereços em São Caetano do Sul e na capital paulista também foram vistoriados. Ao todo, oito suspeitos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. Garrafas, bebidas, aparelhos celulares e outros itens foram apreendidos na ação e encaminhados à perícia. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar o envolvimento dos suspeitos e a origem dos produtos apreendidos.

“Hoje, foi a maior resposta que tivemos até aqui, do trabalho de investigação da Polícia Civil que descobriu essa fábrica clandestina de adulteração de bebidas, inclusive a relação dela com essa outra distribuidora. O próximo passo são os postos de combustíveis, ou o posto onde foi adquirido esse etanol contaminado”, afirmou o secretário de Segurança Pública.

Gabinete de crise contra contaminação por metanol para intensificar as ações contra a contaminação por metanol, o Governo de São Paulo instaurou um gabinete de crise no dia 30 de setembro. A força-tarefa do gabinete de crise é composta pelas secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça, e também envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comunicação e as vigilâncias sanitárias municipais. Entre as ações coordenadas, está a interdição cautelar de estabelecimentos suspeitos de comercialização de bebidas fraudadas e o recolhimento de garrafas para perícia.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos