A selecção nacional sénior masculina de futebol, consentiu na terça-feira (11) no Estádio Nacional “11 de Novembro” em Luanda, um empate diante dos Camarões, em jogo referente à quarta jornada de apuramento ao Mundial de 2026, a disputar-se nos Estados Unidos da América, México e Canadá.
O desafio que terminou empatado a uma bola, contou com a presença do Presidente da República, João Lourenço, que prestou o seu apoio aos Palancas Negras, com o propósito de alcançar a segunda vitória e atingir a liderança do Grupo D.
Os “Leões Indomáveis” denominação da selecção camaronesa, tomaram domínio e controlo do encontro na fase inicial, e que aos 10 minutos do jogo, por intermédio do camisola 19, Mbeumo, finalizou com mestria a oportunidade de golo em pleno “11 de Novembro”.
Em resposta, Angola demonstrou sinais positivos, criando duas situações de ataque, uma com Gelson Dala e outra com Randy N’teka, este último que teve uma clara oportunidade aos pés para restabelecer a igualdade, porém, o avançado falhou o alvo.
No segundo tempo Angola entrou mais confiante e disposta a mudar o curso da história do jogo, e aos 54 minutos, o atacante do Burnley da Inglaterra (Manuel Benson) iniciou um ataque, num passe a Gelson Dala que rematou rasteiro e Ngandeu, defesa adversária, marcou na própria baliza, na tentativa de retirar a bola.
O selecionador nacional, Pedro Gonçalves efectuou algumas mexidas no xadrez para reforçar a equipa, mas os camaroneses, bastante experientes, procuraram resgatar o controlo do jogo, com Zambo Anguissa e companhia a subirem as linhas a fim de empurrar os Palancas Negras.
Com este resultado, Angola ocupa a quarta posição com seis pontos no Grupo D, liderado pelos Camarões com oito, da zona africana de apuramento ao campeonato do mundo de 2026.