No último domingo (31), a Escola Municipal de Educação Básica Machado de Assis, em Taboão da Serra, foi palco de um evento que uniu cultura, cidadania e resistência: o Café Cultural – Juntas contra a violência, nossa voz é resistência.
Promovido pelo ICDH: Instituto Cultural de Desenvolvimento humanista com apoio da Secretaria de Cultura de Taboão da Serra, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o encontro teve como destaque a palestra “Movimento de Mulheres que Apoiam Mulheres”, conduzida por Dinha Souza e Marisa Mello, referências no ativismo social e na luta pelos direitos das mulheres.

Das 9h às 12h, a programação contou com debates, partilhas e reflexões sobre a importância da solidariedade feminina e do enfrentamento às múltiplas formas de violência que ainda atingem milhares de mulheres no Brasil.
Importância social e histórica

O evento se soma às ações do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. Mais do que uma palestra, o Café Cultural se consolidou como um espaço de resistência coletiva, empoderamento e mobilização comunitária.

Com grande adesão da comunidade escolar e do bairro, o encontro evidenciou que educação e cultura são ferramentas estratégicas para garantir cidadania e transformação social.