terça-feira, 29 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Captação de novos investimentos marca visita do Presidente da República a França

O Presidente da República, João Lourenço, regressou, sabado, a Luanda, depois de cumprir uma visita de Estado de 48 horas a França, a convite do homólogo francês Emmanuel Macron.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

Em Paris, no início da visita, quinta-feira, João Lourenço manteve um encontro privado com o Presidente francês e participou nas conversações oficiais.

O Chefe de Estado angolano foi recebido pela presidente da Assembleia Nacional Francesa, Braun-Pivet, e agraciado com um jantar oficial em sua honra, onde proferiu um discurso.

Na “Cidade Luz”, João Lourenço foi condecorado, por Emmanuel Macron, com a mais alta distinção do Estado francês, a Ordem da Legião de Honra.

Sexta-feira, último dia da visita, João Lourenço fez a abertura do Fórum Económico França-Angola, onde reafirmou que o país está aberto ao investimento francês, além de ter visitado a Central de Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos de Paris.

Concedeu audiências a diversas personalidades do mundo empresarial e da diplomacia internacional, com destaque para a secretária-geral da Francofonia, a rwandesa Louise Mushkiwabo.

Em separado, conversou também com o empresário Patrick Pouyanné, presidente director-geral da multinacional francesa TotalEnergies, com o vice-presidente da Alstom, Philippe Delleur, e com o vice- presidente executivo do Grupo Bouygues, Cristophe Petit.

Recebeu, igualmente, o comissário europeu para as Parcerias Internacionais, Josef Sikela, o vice-presidente do Conselho Executivo da Airbus para a Área Internacional, Wouter Van Wersch, o presidente da Meteo France International (MFI), Patrick Benichou; e o director-geral da ARQUUS, Emmanuel Levacher.

Sistema de Satélite de Observação da Terra

Em Paris, a ministra das Finanças, Vera Daves, e o presidente da Meteo France International, Patrick Benichou, assinaram um acordo de financiamento para o projecto de concepção, fabrico e fornecimento de um Sistema de Satélite de Observação da Terra.

Na ocasião, foram ainda assinados a Ficha Técnica inerente à fase dois do Projecto de Modernização do Serviço Nacional de Meteorologia e a Ficha Técnica do Projecto de Reabilitação e Ampliação do Antigo Laboratório de Controlo de Qualidade de Medicamentos de Luanda.

Vários outros acordos foram assinados com instituições públicas angolanas, no domínio das Águas, firmado entre a empresa francesa SUEZ e a EPAL, para a melhoria da rede de abastecimento de água de Luanda, assim como acordos nos sectores da Educação, Saúde e Agricultura.

Materia envida pela Assessoria de Comunicação da Presidencia da Republica de Angola

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos