O Presidente da República, João Lourenço, regressou, sabado, a Luanda, depois de cumprir uma visita de Estado de 48 horas a França, a convite do homólogo francês Emmanuel Macron.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
Em Paris, no início da visita, quinta-feira, João Lourenço manteve um encontro privado com o Presidente francês e participou nas conversações oficiais.
O Chefe de Estado angolano foi recebido pela presidente da Assembleia Nacional Francesa, Braun-Pivet, e agraciado com um jantar oficial em sua honra, onde proferiu um discurso.
Na “Cidade Luz”, João Lourenço foi condecorado, por Emmanuel Macron, com a mais alta distinção do Estado francês, a Ordem da Legião de Honra.
Sexta-feira, último dia da visita, João Lourenço fez a abertura do Fórum Económico França-Angola, onde reafirmou que o país está aberto ao investimento francês, além de ter visitado a Central de Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos de Paris.
Concedeu audiências a diversas personalidades do mundo empresarial e da diplomacia internacional, com destaque para a secretária-geral da Francofonia, a rwandesa Louise Mushkiwabo.
Em separado, conversou também com o empresário Patrick Pouyanné, presidente director-geral da multinacional francesa TotalEnergies, com o vice-presidente da Alstom, Philippe Delleur, e com o vice- presidente executivo do Grupo Bouygues, Cristophe Petit.
Recebeu, igualmente, o comissário europeu para as Parcerias Internacionais, Josef Sikela, o vice-presidente do Conselho Executivo da Airbus para a Área Internacional, Wouter Van Wersch, o presidente da Meteo France International (MFI), Patrick Benichou; e o director-geral da ARQUUS, Emmanuel Levacher.
Sistema de Satélite de Observação da Terra
Em Paris, a ministra das Finanças, Vera Daves, e o presidente da Meteo France International, Patrick Benichou, assinaram um acordo de financiamento para o projecto de concepção, fabrico e fornecimento de um Sistema de Satélite de Observação da Terra.
Na ocasião, foram ainda assinados a Ficha Técnica inerente à fase dois do Projecto de Modernização do Serviço Nacional de Meteorologia e a Ficha Técnica do Projecto de Reabilitação e Ampliação do Antigo Laboratório de Controlo de Qualidade de Medicamentos de Luanda.
Vários outros acordos foram assinados com instituições públicas angolanas, no domínio das Águas, firmado entre a empresa francesa SUEZ e a EPAL, para a melhoria da rede de abastecimento de água de Luanda, assim como acordos nos sectores da Educação, Saúde e Agricultura.
Materia envida pela Assessoria de Comunicação da Presidencia da Republica de Angola