sábado, 27 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Cidade de São Paulo tem o menor número de vítimas de homicídio desde 2001

Aumento do policiamento e uso de tecnologia contribuíram para o resultado histórico

A cidade de São Paulo atingiu em 2024 o menor número de vítimas de homicídio desde o início da série histórica da Secretaria de Segurança Pública (SSP), iniciada em 2001. Foram 498, 18 assassinatos a menos que em 2023. Há duas décadas, o número alcançava 5.463 vítimas.

Os resultados refletem o esforço da polícia paulista em combater crimes contra a vida. Entre as medidas adotadas nos últimos anos estão o aumento nas investigações pela Polícia Civil, reforço no policiamento ostensivo, uso da tecnologia com a instalação de novas câmeras e assinaturas de convênios para compartilhamento do videomonitoramento e expansão da atividade delegada.

Os dados da SSP mostram também que a capital reduziu sua taxa de vítimas de homicídios por 100 mil habitantes. No ano passado, foram registradas 4,36 a cada 100 mil. Este índice chegou a ser 51,9 no início da série histórica. Em 2023, a taxa era de 4,51.

O indicador na capital é menor que o de outras metrópoles mundiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa de vítimas de homicídios a cada 100 mil habitantes foi superior a de São Paulo em cidades como Austin (Texas) 5,6; Phoenix (Arizona) 7,6; e Denver (Colorado) 8,5. Os dados são do Council on Criminal Justice (CCJ) do país sobre 2024.

O Estudo Global divulgado pela ONU no ano passado sobre homicídios, com base em dados de 2021, aponta o índice global de 5,8 vítimas por 100 mil habitantes, deixando a capital abaixo da média. Para as Américas (do Norte, Central e Sul), a taxa é ainda maior: 15.

A taxa de vítimas de homicídios da cidade de São Paulo vem se destacando positivamente também se comparada a estados e ao índice nacional.

O Mapa da Segurança Pública de 2024, divulgado pelo Ministério da Justiça, apontou que o Brasil registrou 18,53 a cada 100 mil habitantes em 2023 e a Região Sudeste, 11,4.

A taxa de vítimas de homicídios estadual ficou em 5,9, aponta a SSP, bem abaixo também da média brasileira e próxima da média global da ONU.

Materia enviada pela Assessoria de Comunicação SSP: da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos