quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Comitê Nacional do Brasil é recriado com a missão de preservar o patrimônio cultural do país

Grupo está vinculado ao Programa Memória do Mundo da Unesco, cuja vocação é ampliar o acesso de todos a acervos documentais valiosos para a humanidade.

Preservar a história de um povo significa se conectar ao passado e traçar, no presente, um caminho para o futuro. Também é por meio dessa memória que se valorizam os feitos de uma comunidade e a importância de tal conhecimento para evitar os silenciamentos e esquecimentos criminosos. Esses foram alguns argumentos apresentados durante a cerimônia, no Palácio Itamaraty, de assinatura da portaria conjunta, entre os ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que institui o Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoW).

“O relançamento do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo integra o quadro mais amplo da política cultural ambiental brasileira, que reconhece na cultura um motor de desenvolvimento, de preservação ambiental e de promoção turística” 
Mauro Vieira 
Ministro da Relações Exteriores 

“O relançamento do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo integra o quadro mais amplo da política cultural ambiental brasileira, que reconhece na cultura um motor de desenvolvimento, de preservação ambiental e de promoção turística”, afirmou o ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O coro foi reforçado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. “Hoje, vemos o Estado, por meio desta portaria, reconhecer o poder transformador que a preservação da memória histórica possui para consolidar os valores que desejamos para o nosso futuro. O direito à memória deve ser acessível a todos, porque, é por meio dela, que podemos, como sociedade, entender a nossa história e aprender com ela”, enfatizou a chefe da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a recriação do Comitê Nacional é um passo fundamental para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. “Um exemplo do compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em valorizar e promover a memória e o nosso patrimônio documental, que são fundamentais para a construção de um país verdadeiramente democrático e justo para todas as pessoas”, declarou a ministra.

“Um exemplo do compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em valorizar e promover a memória e o nosso patrimônio documental, que são fundamentais para a construção de um país verdadeiramente democrático e justo para todas as pessoas” 
Margareth Menezes 
Ministra da Cultura

OBJETIVOS – Uma das maiores metas do Programa Memória do Mundo é garantir que documentos e materiais de importância mundial sejam preservados por meio de técnicas apropriadas. E, consequentemente, assegurar e facilitar o acesso de todos a esses acervos, promovendo sua divulgação e ampliação do conhecimento.

Neste contexto, o Brasil contribuirá com documentos e arquivos que recontam uma história rica, diversa e plural, garantindo a valorização da produção cultural do país.

Entre as demais atribuições do Comitê Nacional estão: assegurar a preservação e o acesso ao patrimônio documental e bibliográfico de importância mundial; supervisionar os projetos e atividades nacionais que estejam dentro do escopo do Programa; além de apoiar os órgãos competentes na formulação de políticas nacionais que permitam definir, registrar, salvaguardar e dar acesso ao patrimônio documental do Brasil, entre outras.

Também estão entre as metas identificar, avaliar e selecionar documentos e coleções de importância mundial para que sejam encaminhados aos registros do Programa Memória do Mundo em seus três níveis: nacional, regional (no âmbito da América Latina e do Caribe) e mundial. Para se ter uma ideia, o Brasil hoje soma 44 inscrições no Registro Regional e 11 no Registro Internacional.

COMO FUNCIONA – O Comitê será composto por 19 representantes de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de governos estaduais, municipais e da sociedade civil. A Secretaria-Executiva do Comitê ficará a cargo do Arquivo Nacional do Ministério da Gestão e Inovação.

Em janeiro de 2025, será lançado o edital para a seleção de representantes de representantes de Associações de Ensino e Pesquisa, Arquivos Públicos Estaduais e Arquivos Públicos Municipais para o Comitê Nacional e para a composição da Comissão Consultiva. O edital para reconhecimento de novos acervos pelo MoWBR também está previsto para o próximo ano.

HISTÓRICO – O Programa Memória do Mundo da Unesco (MoW) foi criado em 1992, com a proposta de assegurar a preservação de documentos com significado mundial, auxiliar o acesso universal a esses documentos e aumentar a conscientização sobre sua existência e importância. Atualmente, mais de 70 países participam do programa, colaborando para a preservação e divulgação desse acervo.

Já o Comitê Nacional do Brasil do MoW foi criado em 2004 e desempenhou um papel fundamental na identificação, preservação e promoção de documentos de valor excepcional para a humanidade.

Entre 2007 e 2018, 111 acervos receberam o Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo (MoW) da Unesco, incluindo aqueles assinados por grandes nomes da intelectualidade brasileira e registros de lutas populares que moldaram a história do país.

Matéria envida pela assessoria de comunicação do Ministerio da Cultura

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos