sábado, 23 de agosto de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Conselho Pleno da OAB SP realiza primeira sessão sob a gestão de Leonardo Sica

Na tarde da última terça-feira (18), ocorreu a 2.530ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). O encontro foi marcado pela diplomação dos conselheiros secionais e pela aprovação de pautas estratégicas para a advocacia paulista. A sessão abordou temas como a reestruturação das Câmaras Recursais do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), a transição para o sistema Eproc e a defesa da manutenção do juiz revisor nos recursos trabalhistas.

O presidente da OAB SP, Leonardo Sica, começou a sessão dando as boas-vindas aos novos conselheiros, enaltecendo que os trabalhos estão apenas começando, e as responsabilidades irão aparecer. “Têm problemas para todos lidarem. O seu problema não chegou ainda, muita calma, eles vão aparecer”, afirmou, em tom leve, devido ao alto volume de trabalho que esperam os três anos de gestão.

O presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Diogo Melo, reafirmou a parceria com a OAB SP e desejou um “triênio muito exitoso” para a nova gestão. A vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Paula Lima Hyppolito Oliveira, também saudou a união da advocacia em torno de pautas essenciais, destacando o papel de liderança da secional paulista.

A conselheira federal da OAB SP e ex-presidente, Patricia Vanzolini, fez um balanço do trabalho desenvolvido na última gestão e projetou os próximos anos: “Fico cheia de uma redobrada expectativa para os próximos três anos, já que na última gestão vivemos 30 anos em três”, afirmou.

Principais deliberações da sessão

O Conselho Pleno da aprovou a reorganização e nova estrutura das Câmaras Recursais e Disciplinares do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Foi lembrado, ainda, que as turmas do TED contam com um local dedicado à sua atuação, no prédio Mário Sérgio Duarte Garcia.

Outro ponto de destaque foi a transição para o sistema Eproc, implementado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues relatou as dificuldades da mudança e ressaltou que a OAB SP oferecerá suporte à advocacia por meio de oficinas ministradas pela Escola Superior de Advocacia (ESA), garantindo que todas as subseções tenham acesso ao treinamento. O tesoureiro da entidade está à frente do grupo de trabalho responsável pelo tema.

A vice-presidente da OAB SP, Daniela Magalhães, anunciou o lançamento do curso de marketing da Comissão de Empreendedorismo Jurídico. Magalhães ainda ressaltou a importância da atuação coletiva e da valorização das mulheres na advocacia. Em um momento de reconhecimento ao presidente Sica, afirmou: “É muito raro ver alguém que coloca ideias acima de projetos individuais e de poder. Você merece estar nessa cadeira”, disse.

A vice-presidente ainda deixou um recado aos conselheiros. “Essa jornada é repleta de dores e conflitos, mas quero que vocês aproveitem o processo. A partir de hoje, vocês são a voz da advocacia, levem isso com muita responsabilidade”, finalizou.

Dentre os temas debatidos, uma das propostas apresentadas ao Conselho foi referente a reestruturação da Comissão do Exame de Ordem, que será dividida em duas: uma dedicada ao exame e outra ao estágio. O relator escolhido para desenvolver a proposta foi o conselheiro Ivan Bueno.

A sessão abordou ainda a proposta de adoção do voto aberto para o Quinto Constitucional, com a propositura feita pelo conselheiro Luiz Alberto Bussab. A ideia foi apreciada e endossada por Patricia Vanzolini, que pretende levar essa questão ao Conselho Federal da OAB. Além da ex-presidente, Alberto Toron também externou seu apoio à proposta.

No âmbito da Justiça do Trabalho, o conselheiro Otávio Pinto e Silva abordou uma proposta que será votada na próxima segunda-feira (24) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que prevê a extinção do juiz revisor nos recursos das audiências trabalhistas. Ele sugeriu que a OAB SP se posicionasse contra a medida, argumentando que a presença do revisor é essencial para ampliar o debate e garantir uma análise mais aprofundada de questões que poderiam passar despercebidas se avaliadas por apenas um magistrado. A proposta foi referendada pelo Conselho Pleno e será apresentada na data da votação.

Ao final da sessão, a diretoria da OAB SP realizou a diplomação dos conselheiros secionais, formalizando sua atuação no Conselho Pleno. O ato reforça o compromisso da nova composição em representar a advocacia paulista e contribuir ativamente para o fortalecimento da instituição e a defesa das prerrogativas profissionais.

Materia envida pela assessoria de comunicação Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos