A Corregedoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) deu um passo estratégico no fortalecimento da integridade institucional em 2025 e fecha o ano com um balanço positivo. Neste ano, além de passar a compor a Rede Integrada de Corregedorias (UNICORR) ao lado das corregedorias dos Ministérios dos Povos Indígenas (MPI), das Mulheres (MMulheres) e da Igualdade Racial (MIR), a área avançou na gestão correcional e em ações de conscientização.
A fim de promover apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, a UNICORR formaliza a cooperação entre as pastas desde fevereiro de 2025, quando assinaram um protocolo de intenções para reafirmar o compromisso dessas corregedorias em fortalecer a gestão
correcional.
Para a corregedora do MDHC, Tatiane Pires, a cooperação institucional contribui diretamente para o aprimoramento dos procedimentos e para o fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições públicas.
“Com a atuação integrada, os ministérios passam a tratar casos semelhantes de forma alinhada e consistente. O compartilhamento de conhecimentos, tecnologias, manuais, normas técnicas e procedimentos correcionais fortalece a segurança jurídica e contribui para o aprimoramento contínuo da área correcional”, afirmou.
A iniciativa consolida uma articulação interministerial entre pastas que atuam em agendas estratégicas comuns, contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor) e para o aumento da maturidade correcional das unidades participantes.
No âmbito da UNICORR, estão previstas ações conjuntas de educação corporativa, como seminários, simpósios, encontros técnicos e oficinas, além de outras atividades de interesse comum voltadas à capacitação técnica de recursos humanos, à padronização de procedimentos e o compartilhamento de boas práticas na Administração Pública.
Maturidade correcional
A Corregedoria do MDHC avançou significativamente no Modelo de Maturidade Correcional (CRG-MM), obtendo título de Unidade Correcional Instituída (UCI). Após os esforços empreendidos na padronização de fluxos internos, revisão normativa, aprimoramento dos instrumentos de gestão e capacitação da equipe, a Corregedoria alcançou melhores resultados nas avaliações do CRG-MM, com reconhecimento formal da Controladoria-Geral da União (CGU) por suas boas práticas, que agora servirão de referência para todo o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.
A unidade também obteve avaliação positiva no Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional (IDECOR), instrumento que considera indicadores como apoio da alta gestão, efetividade dos processos e transparência das ações, contribuindo tanto para a gestão interna quanto para o controle social.
Conscientização
No campo da prevenção e da conscientização, a Corregedoria manteve a iniciativa Corregedoria em Pauta, ação permanente de comunicação interna que esclarece dúvidas, previne condutas irregulares e amplia o conhecimento de servidores e servidoras sobre a atuação correcional.
Para 2026, a expectativa é consolidar e ampliar as ações da UNICORR, fortalecer a cooperação técnica entre as Corregedorias, intensificar o nível de experiências e avançar na realização de oficinas temáticas, reafirmando o compromisso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania com a integridade, a transparência e o desenvolvimento institucional contínuo.

































