Um dos maiores clássicos da literatura ocidental, Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, ganha nova vida nas mãos do autor José De Nicola. Com ilustrações de Antônio Amaral, o livro O valente fidalgo Dom Quixote – em verso e prosa, lançamento da Editora Joaninha, apresenta uma adaptação poética e acessível da célebre narrativa escrita há mais de quatro séculos. Voltado especialmente para o público jovem, o título convida também leitores adultos a redescobrir, de forma renovada e cativante, a essência do cavaleiro sonhador que luta contra moinhos de vento. Lançamento será nesta segunda, 11/08, às 18 hs, na Livraria da Vila, em São Paulo.
Trabalhando a linguagem poética na prosa e nos versos, transitando por formas que evocam até mesmo a tradição dos haicais japoneses, José De Nicola propõe uma leitura instigante, que preserva a alma da obra original sem abrir mão de um estilo próprio. “Ler o Dom Quixote original, hoje, é praticamente impossível para a maioria dos leitores. É uma leitura para poucos”, afirma o autor. “Minha intenção foi apresentar quem foi Quixote e o que fez, sua jornada da loucura à lucidez, sem deturpar Cervantes.”
A obra resgata as principais passagens do texto cervantino, como a criação do cavaleiro andante, o encontro com Sancho Pança, as batalhas quixotescas e o confronto com a realidade, sempre com lirismo, sensibilidade e um forte respeito ao espírito do texto original. O resultado é um jogo literário refinado, que alterna passagens narrativas, momentos poéticos e reflexões filosóficas, tornando a leitura fluida, envolvente e significativa.
Literatura viva e acessível
A adaptação se soma a um importante movimento editorial e educacional: dar nova roupagem a grandes clássicos, tornando-os acessíveis às novas gerações sem comprometer seu valor literário e simbólico. Em tempos de distrações digitais e distanciamento das grandes obras, a proposta de José De Nicola representa uma ponte entre o cânone literário e os jovens leitores do século XXI.
“O valente fidalgo Dom Quixote – em verso e prosa” também dialoga com professores, educadores e mediadores de leitura, oferecendo uma ferramenta potente para o trabalho em sala de aula ou clubes de leitura, promovendo reflexões sobre imaginação, coragem, loucura, amizade e a eterna luta por ideais – temas que mantêm Dom Quixote mais atual do que nunca.
Sobre o Autor
José De Nicola é professor, licenciado em Letras, com especialização em ensino de língua e literatura. Desde 1984, dedica-se a produzir livros didáticos nas áreas de Literatura, Gramática e Produção de Textos. Seu primeiro livro, Literatura Brasileira – das origens aos nossos dias, publicado pela editora Scipione, com sucessivas reedições, é até hoje obra fundamental no universo escolar. Ainda na área de didáticos, é autor de Gramática – palavra, frase, texto e Práticas de linguagem – leitura & produção de textos e Painel da literatura em língua portuguesa.
Na área de paradidáticos, escreveu comentários para a coleção de clássicos da editora Scipione, além de Análise e interpretação de poesia e Fernando Pessoa.
Pela editora Moderna, publicou obras para o público infanto-juvenil: Entre ecos e outros trecos (poesia); Alfabetário (poesia); A preguiça da praça (prosa).
Em obras gerais, publicou, em coautoria, A voz dos outros – poesia africana em língua portuguesa (Casa de Letras), O olhar da plateia – três contos de Machado de Assis (Oficina de Letras), Semana de 22 – antes do começo, depois do fim (Estação Brasil/Sextante).
Clássico universal ganha nova roupagem, com ilustrações de Antônio Amaral; uma adaptação sensível e criativa da narrativa de Cervantes, voltada ao público jovem, mas com apelo universal.
Lançamento será nesta segunda, 11/08
às 18 hs, na Livraria da Vila, em São Paulo
Materia e Imagem da Jornalista Andrea Funk da Communica Brasil