A Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista será palco de uma travessia mágica no próximo dia 15 de novembro (sábado). Às 11h, haverá o lançamento da obra O Mar de Kumi, do autor Marcos Cajé e com ilustração de Heitor Neto. Acontecerá também uma contação de histórias com Imani, livro do mesmo escritor, também publicado pela Editora Mostarda. O evento é gratuito e voltado para o público infantil.
O Mar de Kumi apresenta a história de Kumi, um menino com olhos cor de mel que, em sua primeira visita ao mar de Salvador, sente um “friozinho na barriga” diante da imensidão azul. É nesse cenário, entre ondas, conchas e espumas, que ele inicia sua jornada.
Guiado por uma enigmática senhora vestida de mar”, Kumi descobre segredos ancestrais, reinos de sabedoria e a força que conecta as águas ao continente africano. O livro aborda com delicadeza temas como o medo e a coragem, o silêncio e a escuta profunda, e os laços que nos unem à terra e ao tempo. “A criança que ler este livro, O Mar de Kumi, vai se encantar e compreender que, além daquela linha do horizonte, existe um continente que pulsa, que vive e que ainda hoje almeja o respeito por seu povo”, salientou Marcos Cajé, autor da obra.
A narrativa explora as múltiplas formas de percepção do mundo pelas crianças e captura o momento exato da superação do medo: “Kumi, com seus olhos cor de mel, observa encantado uma senhora vestida de água, enfeitada com pérolas e conchas. Pela primeira vez, Kumi não sente medo de colocar os pés no mar. A presença dela é calma como o balanço do vento.”
Já a contação de histórias apresentará a história de Imani, uma menina destemida e observadora que carrega nos olhos uma sensibilidade única para perceber o mundo ao seu redor. Seu grande desejo é participar das rodas de capoeira com as outras crianças, mas, ao embarcar na busca por um tesouro desaparecido, Imani aprende que enxergar vai muito além do alcance dos olhos. A narrativa sensibiliza leitores de todas as idades ao promover temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, autonomia e a riqueza da cultura afro-brasileira, celebrando que as conexões com a natureza e com o outro podem revelar novos caminhos de entendimento e pertencimento. Cajé celebra sua maturidade como escritor após 13 anos de carreira e expressa paixão pela narrativa de Imagem
SERVIÇO:
Lançamento da obra: O Mar de Kumi de Marcos Cajé
Atividade: Contação de história de Imani
Local: Martins Fontes Paulista
Endereço: Martins Fontes Paulista – Av. Paulista, 509 – Bela Vista, São Paulo – SP
Data: 15/11/2025 (sábado)
Horário: 11h
Público: Infantil
Entrada: Gratuito
Sobre o autor:
Marcos Cajé é baiano, professor, escritor de literatura afrofantástica e mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na Mostarda, escreveu a biografia Mestre Didi: Deoscóredes M. dos Santos, da Coleção Black Power, o livro infantil Meu pé de África e o quadrinho Uzuri: A Guerreira de Ketu. Cajé busca evidenciar a ancestralidade africana em todos os seus trabalhos. Assim, possibilita que as crianças cresçam cercadas de representatividade.
Sobre o ilustrador:
Heitor Neto nasceu em Salvador-BA, Brasil. Desde criança passava o dia desenhando, lendo livros e quadrinhos, atividades que mantém até hoje. Formou-se em Artes Plásticas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e atuou como diretor de arte em algumas das maiores agências de publicidade da capital baiana.
Em 2017, especializou-se na Quanta Academia de Artes, nos cursos de ilustração, ilustração editorial infantil e história em quadrinhos. No mesmo ano, ilustrou seu primeiro livro e desde então não parou mais.
Nos anos seguintes, firmou novas parcerias e atualmente já possui mais de 50 livros publicados em catálogos de editoras no Brasil e também nos Estados Unidos, voltados para crianças brasileiras que vivem no exterior.
Sobre a Editora Mostarda
Fundada em 2018 pela segunda geração de uma família dedicada aos livros, a Editora Mostarda nasce com o nome e com o propósito de uma pequena semente que se transforma na maior das hortaliças. Inclusiva e diversa, a Editora Mostarda entende que seu papel é germinar histórias e responsabilidades sociorraciais e socioambientais, sobretudo entre crianças e adolescentes.
Não por acaso, compõem seu portfólio biografias de personalidades pretas de todos os tempos na jovem e já aclamada Coleção Black Power, indígenas notáveis da atualidade na Coleção Kariri, mulheres inspiradoras na Coleção Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas. Além das tramas ficcionais presentes nas demais obras, como O Jardim de Marielle.
Com livros em braille (inclusive com ilustrações) e em fontes ampliadas, a intenção da Mostarda é ser uma grande e importante difusora do livro e que, nessa trajetória, seja possível mudar a vida das pessoas, agregando conhecimento e quebrando barreiras e preconceitos.


























