Pela primeira vez na história, Embu das Artes poderá ter disputa de 2º turno nas eleições municipais. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a cidade ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato à prefeitura alcancem a maioria absoluta dos votos.
Vale destacar que a maioria absoluta é atingida quando a votação obtida pelo candidato é equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos mais um – sem contar os votos brancos ou nulos. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.
Nas Eleições 2020, a última eleição municipal, o eleitorado de Embu das Artes era composto por 189.289 pessoas. Neste ano, o total registrado até o final de maio, mês em que houve o fechamento do cadastro eleitoral, é de 207.471.
Taboão da Serra
A primeira cidade da região a ter segundo turno foi Taboão da Serra. Em 2016, o município ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, na ocasião o eleitorado taboanense era composto por 204.250.
Em 2020, as eleições foram decididas em segundo turno. Neste ano, até o final de maio, Taboão da Serra registrou 212.492 eleitores aptos a votar em outubro.
Dos 645 municípios paulistas, 30 têm a possibilidade de segundo turno nas Eleições 2024: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Carapicuíba, Barueri, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Guarujá, Suzano, Limeira, Taboão da Serra, Embu das Artes e Sumaré.
Informações TRE-SP