domingo, 24 de agosto de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Exposição de Cristiano Mangovo abre hoje as portas ao público

O artista plástico Cristiano Mangovo inaugura, hoje, às 18h00, na galeria Neo Art e Culture, localizada na cidade de Nice, em França, a exposição individual intitulada “Mutação”.

Sob curadoria do crítico francês Eric Sejor, a exposição de Cristiano Mangovo ficará patente até ao dia 4 de Agosto.

Em declarações, ontem ao Jornal de Angola, o artista explicou que a colecção abrange um conjunto de pinturas de acrílico sobre tela e desenhos.

A exposição “Mutação”, refere, traz como temas centrais os dilemas na conquista da beleza na antiguidade e na contemporaneidade, mais concretamente a questão da despigmentação e maquilhagem, inspirando-se no termo polémico “escuro not”, que foi motivo de debate controverso em diferentes pontos do continente africano.

“Espero que a cidade de Nice receba bem esta minha obra, que está a ser um prazer desenvolver. Pelo que tenho visto nos museus e pelo que tenho conhecido através de alguns artistas a desenvolver trabalhos localmente, tudo aqui gira em torno da criatividade, e isso alimenta-me. Sinto-me confortável no meio de todos estes criadores independentes de alma artística e filosófica”, sublinhou.

A aparição do artista angolano em solo francês resulta de uma residência artística iniciada no passado dia 8 Junho e que se prolonga até final de Agosto, no espaço da Associação Artística de Arte Contemporânea de Nice, a convite do crítico de arte Eric Sejor, que conheceu através do galerista parisiense Christophe Persone.

Cristiano Mangovo considera a concretização da residência artística um passo importante na sua carreira profissional, marcada por significativos sucessos na arena internacional do circuito de artes plásticas.

“A troca de impressões e ideias entre coleccionador e artista por si só é algo precioso, e mais ainda quando vivido nesta cidade da França, banhada por uma imensa luz, onde viveram e trabalharam artistas de renome da história da arte”, reconheceu o pintor.

Desde 2017 que o artista desenvolve a série “Mutação”, inicialmente apresentada por meio da performance e que agora regressa para explorar as múltiplas dimensões através da pintura.

Cristiano Mangovo é um artista plástico de formação, nascido em 1982, em Cabinda. Actualmente vive e trabalha entre Portugal e Angola. Cristiano Mangovo representa uma geração de artistas socialmente focados em contribuir para uma visão melhor do continente africano.

A sua obra é multifacetada, cruzando correntes como o expressionismo, impressionismo e surrealismo, passando pela instalação e performance, na qual demonstra uma grande habilidade e total confiança. Em qualquer destas correntes ou tendências, possui já um traço próprio e inconfundível, que distingue o seu estilo no contexto da pintura contemporânea angolana e mundial.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos