quinta-feira, 14 novembro, 2024

Festival Aliança Global Contra Fome e a Pobreza faz a festa da música brasileira no Rio de Janeiro. Confira a programação!

De 14 a 16 de novembro, Festival gratuito celebra ancestralidade, cultura e diversidade por um futuro sem fome e pobreza – uma das grandes marcas da presidência brasileira do G20. Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho estão entre as atrações confirmadas.

O Rio de Janeiro recebe nos dias 14, 15 e 16 o Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza. Com 30 atrações, o evento integra a programação do G20 e usará o poder transformador da cultura e da música para promover engajamento e discussão sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

 O Festival tem entrada livre e gratuita e será realizado na Praça Mauá, a partir das 17 horas.

A programação completa para os três dias inclui Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Maria Gadú, Rachel Reis, Larissa Luz, Aguidavi do Jêje, Mateus Aleluia, Ilessi, Rita Benneditto, Afrocidade, Romero Ferro, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Marcelle Motta, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Jaloo e Lukinhas. 

O Festival está dividido em três noites temáticas. Na quinta (14) a ancestralidade e a herança africana são os fios condutores da noite “Muito Obrigado Axé”, que se inspira no histórico local do evento: a região da Pequena África, onde africanos escravizados desembarcaram no Brasil e que hoje reúne pontos que reverenciam o legado da cultura negra. A direção musical é assinada por Kainã do Jêje e Marcelo Galter (Aguidavi do Jêje).

A segunda noite (15), intitulada “O show tem que continuar”, traz uma inédita orquestra de samba para celebrar o ritmo tipicamente brasileiro, o povo, a arte, o movimento e a rua. A direção musical é de Pretinho da Serrinha. 

A terceira e última noite, no sábado (16), chamada de “Pro dia nascer feliz”, reúne múltiplas sonoridades e vertentes musicais para celebrar a diversidade e a esperança em um futuro com justiça social. A direção musical fica com Marcus Preto e Mateus Simões (Nova Orquestra).

O evento começa às 17 horas nos três dias com as apresentações do Black Bom, DJ Flash e performances que prometem trazer uma imersão no melhor da Black Music carioca. Os shows seguem a partir das 18 horas e o baile volta depois da última apresentação e coloca todo mundo pra dançar até a hora do encerramento.

Além dos shows, a praça Mauá e os edifícios ao redor se tornarão uma tela para um espetáculo de video-mapping, luzes, laser e sons, com projeções dos artistas visuais Manuela Navas, Maribê, Thiago Santos e Yan Carpenter. 

O Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza antecede a Cúpula de Líderes do G20 marcada para os dias 18 e 19 e ocorre simultaneamente à Cúpula Social do G20, ambos no Rio de Janeiro.

Realização

O Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza é uma realização do Governo do Brasil, com correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Serpro. Conta com a parceria do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Itaipu, Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro, Única, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Materia envida pela Assessoria de Comunicação do G20 no Brasil

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes

Cléber Oliveira on O PODER DA FENIX.
Chris cabral on E agora, São Paulo?
Anselmo Mesquita on E agora, São Paulo?
Mauro Sérgio Pereira Lacerda on O PODER DA FENIX.
Charles Pereira on O PODER DA FENIX.