O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou o gabinete de crise montado no Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado por conta das previsões meteorológicas neste sábado (08).
O órgão emitiu alertas Cell Broadcast para a população sobre a possibilidade de chuvas e rajadas de vento fortes neste fim de semana. Na Grande São Paulo e no litoral paulista, os ventos podem ultrapassar os 100 km/h.
“Estamos acompanhando de perto as fortes chuvas e ventos que atingem o Estado de São Paulo. Nosso foco é dar todo o suporte à população e nos antecipar a qualquer situação de risco. A Defesa Civil de São Paulo já emitiu alertas em diversas regiões e está preparada para agir e prestar todo tipo de apoio necessário”, disse Tarcísio.
Até o momento, as maiores rajadas de vento em São Paulo ficaram em 109 km/h na região de São José dos Campos, 93 km/h na região de Ourinhos e 80 km/h na Região Metropolitana.
As precipitações se concentram atualmente nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Campinas, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Para as próximas horas, a previsão é de condições para pancadas de chuva moderada e rajadas de vento moderadas a fortes, podendo atingir valores superiores à 70 km/h, principalmente no leste paulista, região onde a Defesa Civil recomenda atenção redobtrada.
O governador também se solidarizou com a situação do Paraná, onde ventos de até 250 km/h causaram destruição. “O Governo de São Paulo está à disposição para ajudar no que for preciso e prestar todo o apoio às vítimas dessa tragédia. Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos”, escreveu em sua rede social.
Previsão do tempo em São Paulo ao longo deste ultimo sábado, ainda há condições para pancadas de chuva fortes e raios em quase todas as regiões do estado.
- Vale do Ribeira e Baixada Santista: chuva fraca a moderada isolada, com possibilidade de rajadas de vento.
- Litoral e Serra do Mar: risco de rajadas que podem ultrapassar 100 km/h.
- Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e sul da região de Campinas: ventos de até 90 km/h ao longo do dia.
À noite, o ciclone extratropical começa a se afastar, os ventos perdem força e as instabilidades se dissipam em grande parte do estado.
O domingo (09) deve ser de chuva fraca na capital, Baixada Santista e Litoral Norte. No interior de São Paulo, o dia inicia encoberto. À tarde, o tempo abre no interior, mas ainda entre muitas nuvens. Já na faixa leste, o céu permanece nublado, com ocorrência de garoas. Os ventos ficam mais calmos, com rajadas em torno de 40 km/h.
As temperaturas seguem amenas: na capital, a mínima será de 15°C e a máxima de 21°C. No interior, os termômetros não caem tanto — em Bauru, a mínima será de 17°C e a máxima de 26°C.
Recomendações à população em caso de temporais
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
Gabinete de Crise mobilizado
Para garantir pronta resposta às ocorrências relacionadas às tempestades, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobiliza o gabinete de crise desde esse sábado (8) — dia com maior potencial de tempo severo no Estado.
Instituições como o Corpo de Bombeiros, ARSESP, ARTESP, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.


























