sábado, 27 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Governo de São Paulo amplia rede de proteção à mulher com a chegada da Cabine Lilás a Presidente Prudente

A Cabine Lilás, um serviço do Governo de São Paulo especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, vem sendo ampliada em todo o estado. Dessa vez, o programa chegou a Presidente Prudente, onde irá atender 67 municípios da região.

A inauguração do serviço foi realizada nesta quinta-feira (30), no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Comando de Policiamento do Interior 8, localizado no bairro Vila Formosa.

Prudente é a sétima região do interior paulista a ampliar a rede de proteção à mulher. A cabine já está em funcionamento em São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Sorocaba e Piracicaba.

Diferenciais do programa

O projeto, iniciado em março de 2023 na capital paulista, foi desenvolvido para humanizar o atendimento e dar mais acolhimento às vítimas de agressão, seja por violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

Para isso, o atendimento através do número 190 é feito exclusivamente por policiais mulheres, que são capacitadas em um treinamento realizado no Copom de São Paulo. Lá, aprendem tudo sobre direitos e redes de apoio para a mulher, além de entender o melhor jeito de se expressar e conversar durante a chamada.

A vítima também terá mais privacidade e tempo de conversa, já que será transferida para um atendimento exclusivo para tirar dúvidas e receber informações sobre como se proteger naquele momento.

Direitos

A Cabine Lilás centraliza em único lugar todas as iniciativas do estado de proteção à mulher. A vítima passa a ter informações sobre seus direitos e redes de proteção, como assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, abrigos disponíveis, auxílio-aluguel e atendimento à saúde.

Além disso, aprendem a usar os serviços do aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo. Uma das funcionalidades do app é o registro do boletim de ocorrência sem sair de casa.

O sistema também conta com o botão do pânico para casos de descumprimento de medidas protetivas pelo agressor e ainda oferece orientações sobre como acionar viaturas policiais em situações de ameaça ou violência.

Mais de 12 mil atendimentos

A Cabine Lilás, mais uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo no combate à violência contra a mulher, tem ajudado centenas de vítimas a interromper o ciclo da violência e denunciar o agressor.

Até setembro deste ano, foram realizados 12,4 mil atendimentos, com 70 prisões em flagrante por descumprimento de medida protetiva.

Para atender ocorrências de crimes praticados contra a mulher, o estado também disponibiliza atualmente 142 Delegacias de Defesa da Mulher territoriais – sendo que 18 funcionam 24 horas, e 170 salas DDM instaladas estrategicamente em plantões policiais, onde o atendimento é realizado por videoconferência por uma equipe especializada.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos