terça-feira, 7 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Governo de SP inicia pesquisas de deslocamento nas regiões metropolitanas para planejar o transporte nas próximas décadas

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), por meio da sua Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPG), anunciou o início de uma série de Pesquisas de Origem e Destino (OD) em todas as regiões metropolitanas do estado. A primeira a receber a iniciativa é a Região Metropolitana (RM) de Jundiaí, onde uma reunião com representantes locais neste mês de setembro marcou o começo das discussões técnicas para a coleta de dados.

Entre as Pesquisas OD, a de Jundiaí será inovadora, pois incluirá dados de telefonia móvel para a identificação dos deslocamentos entre os municípios, além dos dados coletados dentro de cada município. Ela impactará diretamente uma população de aproximadamente 843,5 mil habitantes, com uma amostragem de 6 mil domicílios entrevistados. A fase de coleta de dados está prevista para começar em 2026 e ser concluída no fim do primeiro semestre de 2026. A análise dos dados coletados deve ser finalizada no segundo semestre de 2026.

O objetivo é levantar informações detalhadas e atualizadas sobre os deslocamentos populacionais, incluindo os motivos das viagens, os horários de início e fim das viagens e os meios de transporte utilizados. As próximas regiões a serem contempladas serão Sorocaba, e, na sequência, todas as demais Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. A previsão é concluir todas as Pesquisas OD até o fim de 2028.

A STM também prevê a comunicação constante com a população por meio da Central de Comunicação, que disponibilizará informações sobre a Pesquisa OD ao público durante o período de realização das pesquisas de campo, das 7h às 19h. A Central contará com dois telefones de contato para atendimento ao público em geral e atendimento aos entrevistados.

Planejamento

Esses dados são a base fundamental para o desenvolvimento do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento de planejamento metropolitano que orienta os investimentos e as políticas públicas de mobilidade para as próximas décadas. O planejamento integrado do transporte é essencial em áreas metropolitanas, onde os desafios de articulação entre múltiplos municípios e diferentes modais de transporte são intensos.

Com a realização das Pesquisas OD, o Governo de SP visa criar sistemas de transporte público mais eficientes, seguros e sustentáveis, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A iniciativa também reforça o papel do Estado no apoio técnico aos municípios e na promoção da governança metropolitana, buscando soluções coordenadas que melhorem a qualidade de vida e o acesso universal à cidade para toda a população.

“Para planejar o futuro, precisamos entender o presente. As Pesquisas OD são o nosso raio-X da mobilidade metropolitana, nos permitindo saber como, por que e para onde as pessoas se deslocam. Com esses dados em mãos, saímos do campo da suposição e entramos no planejamento baseado em evidências. É um passo decisivo para construir PITUs robustos que realmente atendam às necessidades da população, orientando investimentos em transporte público. Estamos começando por Jundiaí, mas nosso compromisso é estender essa ferramenta estratégica a todas as regiões metropolitanas, garantindo mais qualidade de vida e deslocamentos mais inteligentes para todos os paulistas”, afirma Epaminondas Duarte Junior, coordenador da CPG e responsável pelo projeto na STM.

Por meio do trabalho desenvolvido na CPG, a STM planeja e desenvolve as políticas públicas de transporte metropolitano no Estado de São Paulo. A Pasta atua na articulação entre os municípios para promover a integração de sistemas de transporte e a compatibilidade entre os planos de mobilidade locais e metropolitanos, com o objetivo de construir soluções mais sustentáveis e eficientes.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos