terça-feira, 7 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Governo de SP posiciona ‘tatuzão’ para perfuração de novo trecho da Linha 2-Verde

As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô avançaram nesta segunda-feira (1) com a descida da roda de corte da tuneladora Cora Coralina, o “tatuzão”, no canteiro da Estação Penha, na Zona Leste da capital.

O procedimento é considerado um passo decisivo para a segunda fase de escavações, que fará a ligação entre a Penha até o túnel já executado no Complexo Rapadura.

A peça movimentada nesta segunda-feira tem 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas e foi movimentada por um guindaste de 750 toneladas.

“A operação representa um avanço significativo na expansão da Linha 2–Verde, promovendo conectividade entre bairros densamente povoados e o restante da malha metroviária”, afirmou o chefe do departamento de Operações Civis do Metrô, Marcus Herani. “A expansão até a Penha vai acrescentar 320 mil passageiros por dia à linha, ampliando a capacidade do sistema. Além disso, trará uma redução significativa no tempo de deslocamento e da integração mais eficiente entre bairros da Zona Leste e o restante da cidade.”

Peça precisou de operação especial para ser instalada. Foto: Marcia Alves/Metrô SP

Até 150 pessoas devem trabalhar diretamente na operação do “tatuzão” nesta nova etapa: engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas e operadores.

Além da roda de corte, que se destaca sempre que rompe a parede na chegada a uma futura estação, a tuneladora é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

Após concluir o primeiro trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, passando por estações como Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato, a tuneladora iniciará agora a escavação no sentido Vila Prudente.

Com a descida da roda de corte e a posterior finalização da montagem, o “tatuzão” começará ainda em 2025 a escavar o novo trecho.

Roda de corte foi posicionada no tatuzão dentro das obras da estação Penha. Foto: Marcia Alves/Metrô SP

Pátio Tamanduateí

Enquanto isso, em outra frente de trabalho, as obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, na Zona Sul da capital paulista, avançam e já alcançam 25% de execução, como informou a Agência SP. A área construída total será acrescida em aproximadamente 84%, passando dos atuais 7.273 m² para 13.373 m².

Entre as principais intervenções em andamento, destaque para a construção de cinco novos blocos operacionais, incluindo a nova oficina de trens A1, com 5.200 m², e a ampliação da oficina C1, com aproximadamente 790 m². Estão previstas também novas vias ferroviárias com quase 3 km de extensão, que garantirão a circulação e o estacionamento dos 22 novos trens que serão trazidos da China.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos