quinta-feira, 31 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Governo inicia processo de implementação da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares

Portaria nº 151, que cria o Grupo de Trabalho responsável por produzir subsídios para a elaboração da proposta, foi publicada nesta quarta-feira, 21 de agosto, no Diário Oficial da União.

Governo Federal deu início ao primeiro passo para instituir a elaboração e a implementação da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares, que nasce com o importante objetivo de avaliar o potencial econômico das culturas do país, além de promover e proteger a diversidade que representa a identidade brasileira.

Com esse objetivo, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou a Portaria n° 151, publicada nesta quarta-feira, 21 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU). O documento institui a criação de um Grupo de Trabalho – GT Culturas Tradicionais e Populares –, no âmbito do Ministério da Cultura (MinC) e entidades vinculadas.

Entre as atribuições do recém-criado Grupo de Trabalho, estão a apuração de dados e levantamento de informações sobre as manifestações culturais existentes no país, além de listar ações que assegurem a transmissão desses conhecimentos por diferentes gerações e identificar políticas públicas e projetos governamentais que possam proteger e fomentar as culturas tradicionais de diferentes povos.

A proposta é que, em posse de tais subsídios, o grupo possa elaborar a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares. O GT será composto por representantes do gabinete da ministra; das secretarias de Formação, Livro e Leitura; de Economia Criativa e Fomento à Cultura; dos Comitês de Cultura; de Direitos Autorais e Intelectuais; além de representantes da Fundação Nacional de Artes (Funarte); da Fundação Cultural Palmares (FCP); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

INICIATIVA – A iniciativa deve ser norteada por alguns objetivos principais, entre eles: o reconhecimento das práticas e conhecimentos das culturas tradicionais e populares como parte fundamental da formação cultural brasileira e como elementos estruturantes do processo de afirmação e de fortalecimento da identidade e diversidade cultural do povo brasileiro. 

Além disso, deverá incluir propostas de valorização das dimensões simbólica, sociocultural, política e econômica das culturas tradicionais e populares do Brasil e de apoio à transmissão desses conhecimentos às gerações seguintes para assegurar sua permanência e sustentabilidade ao longo do tempo.

AÇÕES PÚBLICAS – Também estão na lista de objetivos desta Política garantir ações públicas para fortalecer o trabalho das mestras e dos mestres, grupos, coletivos e instituições das culturas tradicionais e populares na educação formal, além da proteção e salvaguarda dos direitos intelectuais dos detentores dos conhecimentos tradicionais.

A previsão é de que a atuação do Grupo de Trabalho dure até um ano, a partir da publicação da presente Portaria, ou até a conclusão dos trabalhos, caso ocorra em prazo inferior. Também poderá ser prorrogável por igual período, se necessário, mediante justificativa. Encerradas as atividades, o GT terá 90 dias para apresentar um relatório e a proposta da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares para avaliação final.

Matéria envida pela assessoria de Comunicação do Ministerio da Cultura

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos