sábado, 27 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Instalação de Instituto Federal e Universidade Pública é a Nova Demanda daPopulação Periférica no Extremo Sul de São Paulo

No último dia 06 de Novembro a Assembleia Legislativa de SP recebeu a Audiência Pública Popular promovida pelo Movimento Universidade Pública Grajaú Parelheiros e Cidade Dutra, com apoio do Deputado Estadual Carlos Giannazi e da Deputada Federal Luciene Cavalcanti.

O Movimento popular pede a instalação de uma unidade do Instituto Federal no território mais pobre e invisibilizado da cidade.

O Movimento popular é formado por moradores da região do Grajaú, Parelheiros e Capela do Socorro e reivindica um Instituto Federal, instituição multidisciplinar de ensino médio, técnico-profissionalizante e superior que está em expansão pelo governo federal – a meta do Presidente Lula é entregar 100 unidades até o final do seu mandato.

A Audiência contou com a presença do representante do Instituto Federal de SP ex-reitor Eduardo Modena, do Deputado Federal Nilto Tato, de representantes de parlamentares e de entidades representativas da educação, dos direitos humanos e da saúde.

O território, que tem uma população de quase 800 mil moradores segundo o último censo do IBGE, recebeu há pouco tempo a visita do atual Reitor do IF-SP Silmário Batista dos Santos, que pôde ver a carência de equipamentos de Ensino Superior, de cultura e de lazer na região, além do potencial turístico, econômico e de preservação ambiental.

Outras regiões periféricas já conquistaram aparelhos importantes de Ensino e de Tecnologia e começam a contar com os impactos positivos dessa política pública.

Hoje a Zona Leste recebe sua terceira unidade de Instituto Federal na Cidade Tiradentes e mais recentemente a população de Jardim Ângela na região de M’boi Mirim recebeu o seu.

A luta da população de Grajaú, Capela do Socorro e Parelheiros mostra que no século XXI o extremo sul da cidade de São Paulo grita por justiça social por meio da educação e da presença de Instituições científicas e tecnológicas em seu território, uma reivindicação coerente com as exigências e demandas de nossos tempos.

Escrito por Sheila Paulino Coordenadora Geral do Movimento Universidade Pública Grajaú Parelheiros Cidade Dutra

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos