terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Jeff Brazuka no Bixiga: o cenário do samba como espaço de resistência cultural


Jeff Brazuka no Bixiga: o cenário do samba como espaço de resistência cultural

O bairro do Bixiga, tradicional reduto do samba em São Paulo e lar da escola de samba Vai-Vai, segue reafirmando sua importância como território de resistência cultural. Há pouco mais de um mês, o cantor e compositor Jeff Brazuka vem se consolidando com o projeto Pagode do Brazuka, que acontece todas as sextas-feiras no Canto do Bixiga.

O grupo leva ao público um repertório marcado pelo samba e pagode, com fortes influências dos anos 80 e 90, unindo música, performance e uma experiência imersiva que valoriza a identidade popular e ancestral do ritmo. Mais do que um show, o projeto propõe uma vivência cultural, conectando gerações através da música.

Há quatro anos, o Canto do Bixiga abre suas portas como espaço de entretenimento e valorização da cultura negra e periférica. Com programação às sextas e sábados, a casa se tornou referência ao levar ao bairro a essência do samba, promovendo encontros, alegria e transformação social por meio da arte.

Jeff Brazuka, conhecido por sua energia contagiante no palco, é cria do Seu Zé e carrega essa identidade espiritual e cultural em suas apresentações, levando o nome da entidade como parte de sua performance artística.

Durante o Carnaval, o artista também marca presença em diferentes palcos e cidades com a Folia do Brazuka, ampliando sua atuação e fortalecendo o samba como expressão de resistência e celebração.

Agenda – Folia do Brazuka:

  • Sexta-feira: Canto do Bixiga – São Paulo
  • Sábado: Bloco de João XXIII – São Paulo
  • Domingo: Sol Maior – Litoral de Praia Grande
  • Segunda-feira: Sol Maior – Litoral de Praia Grande
  • Segunda-feira: Barraca Fênix – Litoral de Praia Grande
  • Terça-feira: Sol Maior – Litoral de Praia Grande

O Pagode do Brazuka se firma, assim, como mais do que um projeto musical: é um movimento que reafirma o samba como identidade, memória e resistência cultural.

Midiam Almeida
Midiam Almeida
Midiam Almeida é comunicadora, repórter e presidente da Associação Manas Pretas. Especialista em Comunicação pela Multipotencial Artes, atua como agente social no fortalecimento do empreendedorismo e da cultura preta. Repórter do programa Conexões e Negócios e influenciadora digital, Midiam dá voz a histórias reais, impulsiona iniciativas locais e constrói pontes entre comunicação, impacto social e protagonismo feminino.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos