domingo, 28 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Lula sanciona lei que cria o Dia da Luta da População em Situação de Rua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n° 15.187, que institui o Dia da Luta da População em Situação de Rua. A data será rememorada anualmente em 19 de agosto. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).

A data de 19 de agosto faz referência ao “Massacre da Sé”, que aconteceu em 2004 e no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.

Em memória desse episódio, a lei sancionada pelo presidente Lula tem o objetivo de dar visibilidade à luta contra a invisibilidade e a violência, além de reforçar a inclusão dessa população em políticas públicas essenciais, como moradia.

INICIATIVAS – A criação do Dia da Luta da População em Situação de Rua se junta às iniciativas do Governo Federal voltadas a essa parcela dos brasileiros, como o “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, iniciativa lançada em 2023 que abrange o investimento inicial de R$ 982 milhões para promover a efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Um exemplo de política implementada pelo Governo Federal são os Pontos de Apoio à População em Situação de Rua, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A ideia do programa é promover a cidadania das pessoas que vivem nas ruas. O projeto dos pontos de apoio prevê espaços acessíveis à população em situação de rua e que ofereçam serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros.

Outra importante iniciativa do Governo Federal foi a inclusão da população em situação de rua no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Portaria conjunta entre o Ministério das Cidades (MCID), o MDHC e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabelece a reserva obrigatória de 3% das unidades habitacionais do MCMV, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), para pessoas em situação de rua em 38 municípios brasileiros — entre eles, todas as capitais estaduais.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos