quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

MDHC entrega Caderno de Memórias e Resultados da RedSurca e reforça protagonismo de crianças e adolescentes no Mercosul

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), promoveu, no dia 11 de dezembro, em Brasília virtualmente, a Reunião de Resultados da Rede Sul de Crianças e Adolescentes (RedSurca), com a apresentação e entrega do Caderno de Memórias e Resultados, no âmbito da Presidência Pro Tempore do Brasil (PPTB), durante a Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos (RAADH) do Mercosul.

O objetivo da agenda foi apresentar os frutos de um esforço coletivo e intergeracional desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2025, no âmbito da Comissão Permanente Iniciativa Niñ@Sul, consolidando experiências, diálogos, debates e produções coletivas. A programação também marcou a transição simbólica da coordenação da RedSurca para o Paraguai, reafirmando o compromisso regional com a participação efetiva de crianças e adolescentes nos espaços decisórios do Mercosul.

Durante o encontro, realizado de forma virtual, a representante da RedSurca Brasil, Nayini Zarbinatti, ressaltou o caráter coletivo e contínuo do trabalho desenvolvido ao longo do mandato: “Hoje, estamos apenas virando mais uma página. O que construímos na RedSurca Brasil nasce das nossas vivências, dos nossos diálogos e da força coletiva que move essa rede. A participação de crianças e adolescentes não é discurso, é prática. Nós não apenas defendemos a participação, nós a fazemos acontecer”.

“Ao passar a presidência temporária do Brasil para o Paraguai, não entregamos um ponto final, mas a continuidade de uma história construída a muitas mãos”, complementou.

Para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, Pilar Lacerda, o Caderno de Memórias e Resultados materializa a potência da participação qualificada de crianças e adolescentes na formulação de políticas públicas regionais.

“Quando crianças e adolescentes ocupam o centro do debate, as políticas públicas ganham vida, voz e território. Este Caderno não é apenas um registro, é a prova de que a participação qualificada transforma realidades e constrói futuros mais justos para toda a região”, destacou.

Pilar Lacerda reforçou ainda que o documento reitera o “compromisso do Estado brasileiro com a proteção integral da infância e da adolescência, reafirmando o protagonismo de crianças e adolescentes como sujeitos titulares de direitos”.

Sobre o Caderno

O Caderno reúne debates e recomendações das delegações de adolescentes sobre desafios contemporâneos para a região, como o fortalecimento dos Sistemas Nacionais de Promoção e Proteção Integral dos direitos de crianças e adolescentes, a ampliação de investimentos e da coordenação intersetorial, a priorização da saúde mental diante do aumento dos casos de ansiedade e depressão, além da defesa intransigente do direito à participação, consagrado no lema “Nada para nós, sem nós!”.

Outro eixo de destaque foi a escolha do tema Racismo Ambiental e Justiça Climática, que coloca no centro da agenda regional uma emergência de direitos humanos e demanda políticas urgentes e territoriais para a proteção de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos