quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

MDHC reforça políticas de prevenção e proteção a crianças e adolescentes no debate sobre drogas na Câmara

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participou, nesta terça-feira (2), de uma audiência pública conjunta na Câmara dos Deputados para debater políticas públicas de combate às drogas no país. Denise Andreia de Oliveira Avelino, Coordenadora-Geral do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, representou a pasta no evento.

Durante sua participação, Denise Andreia destacou o compromisso do MDHC com o fortalecimento de estratégias integradas prevenção, defendendo o papel central das comunidades como aliadas na proteção de crianças e adolescentes contra a exposição a substâncias psicoativas. Ela reforçou que comunidades estruturadas e engajadas são fundamentais para reduzir riscos e ampliar a rede de cuidado.

A coordenadora enfatizou que crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade estão mais suscetíveis à exposição às drogas, ao tráfico e à violência urbana. No PPCAAM, 44% do atendimento envolve adolescentes que vivem em áreas diretamente afetadas pelo tráfico de drogas, muitos deles já em situação de dependência de substâncias psicoativas, cenário que demanda políticas públicas articuladas e cuidadosas.

Uma das soluções apresentadas pela representante do MDHC é o investimento contínuo em ações de prevenção e conscientização de famílias e comunidades. “A gente precisa investir, para que desde pequenininho, na primeira infância, no início da adolescência, essa criança e esse adolescente não tenham acesso às substâncias químicas psicoativas”, afirma. Para isso, “é preciso fortalecer a prevenção nas escolas, falando sobre o uso, os efeitos e as suas consequências, trazendo a família para dentro da escola”, complementa.

Integração das políticas públicas

Denise reiterou que para atuação na prevenção e respostas tanto para o uso de substâncias psicoativas quanto para a prevenção e a proteção devem envolver uma atuação conjunta entre saúde, segurança pública, educação, assistência social e demais equipamentos públicos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Ela destacou que essas ações, quando articuladas, reduzem as chances de crianças e adolescentes serem cooptados pelo tráfico e ampliam o alcance das políticas de cuidado.

A representante do MDHC também ressaltou a Lei nº 15.243, sancionada em outubro deste ano, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir assistência integral e multiprofissional as crianças e adolescentes dependentes químicos e/ou com problemas decorrentes do uso de drogas, uma conquista que reforça o papel do Estado na proteção social.

Requerida pela Deputada Rogéria Santos, a audiência pública contou ainda com a presença de Célia Regina Gomes de Moraes e Rouf Hartmann, da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, e do Deputado Osmar Terra, da Frente Parlamentar Mista de Combate às Drogas.

Sobre o PPCAAM

O PPCAAM, criado em 2003 e instituído pelo Decreto 6.231/2007, substituído pelo Decreto n.º 9.579, de 22 de novembro de 2018, art. 109 a 125, é uma política de proteção à vida de crianças e adolescentes em ameaça iminente de morte, bem como de seus familiares. O Programa possui uma metodologia de resposta ao risco de letalidade infantojuvenil em todo o Brasil, garantindo a proteção à vida de crianças, adolescentes e suas famílias, acompanhamento especializado e inserção em território seguro, reafirmando o compromisso do MDHC com a defesa e a garantia de direitos.

Materia e Fotos envida pela Assessoria de Comunicação Social do MDHC

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos