Na tarde desta quarta-feira 11/06/2025, o centro de São Paulo foi palco de uma grande manifestação em defesa do direito à moradia digna e contra os despejos forçados e a violência policial. O ato reuniu centenas de pessoas, movimentos sociais, coletivos urbanos e contou com a presença de importantes figuras políticas do campo progressista.

Com faixas, bandeiras e palavras de ordem, os manifestantes percorreram a região central exigindo o fim das remoções forçadas em ocupações e periferias da cidade. O lema principal do protesto, estampado em uma grande faixa à frente do cortejo, foi direto: “Por Moradia Digna: Fim dos Despejos e da Violência Policial!”

O ato teve a presença marcante de parlamentares do PSOL, entre eles as vereadoras Luana Silva e Keite Santos, da capital paulista, a deputada estadual Edilene Maria, também do PSOL, e o vereador Matheus do Juntos do PT de Osasco, além de lideranças de movimentos populares como o MTST e a Frente de Luta por Moradia entre Outras.

Durante os discursos, os representantes denunciaram a criminalização dos movimentos por moradia e exigiram uma política habitacional justa, que respeite o direito constitucional à moradia. A deputada Edilene Maria foi enfática: “Não é possível que, em pleno 2025, famílias continuem sendo tratadas como criminosas por lutarem por um teto para viver.”

A manifestação ocorreu de forma pacífica, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil. Ao final, os manifestantes seguiram em direção à Praça da Sé, onde ocorreram mais falas das lideranças.