quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

MinC participa de força-tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Durante a cerimônia, foi lançado o Relatório da ONU sobre insegurança alimentar, que aponta que 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023.

O compromisso do Brasil com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza até 2030 foi firmado nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro, durante o pré-lançamento da Aliança Global, em reunião da Força-Tarefa para o estabelecimento do pacto, que propõe a cooperação entre países, o compartilhando experiências de bem-sucedidas, recursos e conhecimento de onde são mais abundantes para onde são mais necessários.

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, este é um dos momentos mais relevantes dos 18 meses do seu terceiro mandato. “Precisamos de soluções duradouras e devemos pensar e agir juntos. A Aliança representa uma estratégia de conquista da cidadania. A melhor maneira de executá-la é promovendo a articulação de todos os atores relevantes”, discursou.

O Ministério da Cultura (MinC) esteve presente, representado pelo secretário-executivo, Márcio Tavares. “A cultura também é um vetor para o enfrentamento à fome e à pobreza, com potencial de auxiliar no combate às desigualdades por meio da promoção e do respeito à diversidade, da sua relação intrínseca com o meio ambiente e o bem viver”, avalia.

Estavam presentes à cerimônia representantes de países e organizações internacionais membros do G20. O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à Aliança, ao lado de Bangladesh, parceiro da iniciativa.

O lançamento oficial será formalizado na Cúpula de Líderes do G20, em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Segundo a organização, o G20 constitui plataforma impulsionadora da Aliança, mas, após seu lançamento formal na Cúpula do G20, a iniciativa apresentada irá caminhar de forma independente, como uma plataforma global autônoma.

14,7 milhões deixaram de passar fome no Brasil

O Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial apresentado na cerimônia mostrou grandes avanços do Brasil em 2023. Os dados revelam que a subnutrição crônica caiu de 4,2% para 2,8% no país. O que significa que o país está a poucos passos de sair, novamente, do mapa da fome, resultado alcançado em 2014.

“A redução da fome severa da população caiu de 8% para 1,2% em 2023”, contextualizou o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Empoderando Mulheres e Meninas

Já no período da noite, o secretário-executivo do MinC participou do evento paralelo Políticas Públicas de Combate à Fome e à Pobreza: Empoderando Mulheres e Meninas para o Desenvolvimento Sustentável. O painel foi conduzido pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, que disse que as mulheres são as mais atingidas pela fome e destacou o Programa Bolsa Família. “A pobreza e a fome atingem muito mais significativamente as meninas e as mulheres. O Bolsa Família é um programa em que as maiores beneficiárias são mulheres chefes de família”.

Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação do Ministerio da Cultura

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos