
Como ativista político e militante do PSOL por mais de quinze anos, expresso minha mais profunda solidariedade ao companheiro Glauber Braga, parlamentar federal, em face da agressão física sofrida nas dependências da Câmara Federal, em especial, no Plenário, no dia de hoje, 09 de dezembro de 2025.
Desta forma, reprovo veementemente o uso excessivo de força pela guarda legislativa da Câmara Federal e ainda condeno qualquer ato que viole a integridade física e a dignidade de um parlamentar federal no exercício de suas funções. Além do mais, a violência não é a solução para resolver os conflitos e divergências políticas.
Portanto, é fundamental que os espaços públicos, especialmente no Parlamento Nacional, sejam preservados como locais de debate, diálogo e construção de um futuro melhor para o país.
Outrossim, permissa venia solicito que as autoridades competentes, mormente à Procuradoria Geral da República abra um expediente a fim de apurar e investigar às responsabilidades do atual Presidente da Câmara Federal, Deputado Hugo Mota, pelo ocorrido, garantindo que os responsáveis, inclusive as forças de segurança do legislativo, sejam punidos com rigor, conforme a lei!Outrossim, solidarizo-me com o parlamentar federal do PSOL, Glauber Braga, do Rio de Janeiro, com a Deputada Federal Samia Bonfim e com todos os parlamentares e jornalistas que foram agredidos de forma física e psicologicamente na sessão do Parlamento Nacional e com todos que foram ameaçados pela guarda legislativa; bem como os que lutam pela democracia, pela justiça e pela paz em nosso pais!
Dr.Maurício Canto, ativista político e militante por mais de anos do PSOL. (mauriciocanto@uol.com.br)

































