terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Obras da Linha 6-Laranja de metrô superam 55% de execução

Todas as oito estações previstas para entrega em 2026 já chegam a 50% de andamento; Estação Santa Marina é a mais avançada com quase 68%.

As tuneladoras da Linha 6-Laranja, também conhecidas como “tatuzões”, já construíram mais de 10 km de túneis das escavações norte e sul, conectando 10 das 15 estações previstas que ligam a zona norte ao centro da cidade. O trajeto inicia na Estação Brasilândia e termina na Estação São Joaquim (conexão com a Linha 1-Azul), com integração nas estações Água Branca (Linha 7-Rubi) e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela).

De acordo com o levantamento da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), ligada à Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), até o mês de agosto, 55,4% das obras já foram concluídas. O empreendimento é uma parceria público-privada firmada entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Universidade (Linha Uni). Com 15,3 km, a Linha 6-Laranja de metrô reduzirá para 23 minutos um trajeto que hoje é feito pela população de ônibus em cerca de 1h30. A linha deverá transportar mais de 630 mil passageiros por dia.

“Essa é uma linha importante que vai ligar a zona norte à região central da cidade e estamos trabalhando para que ela comece a operar e atender a população a partir de 2026. Em 2027, essa obra estará completamente concluída e vai dar ainda mais conforto, qualidade e segurança para a população de São Paulo, além da melhoria da mobilidade urbana”, ressalta o secretário executivo da SPI, André Isper Rodrigues Barnarbé.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP celebra 50 anos do primeiro metrô do país com 33 bilhões de pessoas transportadas

Com 28 metros de profundidade, a Estação Santa Marina, no bairro Água Branca, é a que possui a obra mais adiantada (67,8%) e contará com três pontos de entrada/saída para os moradores da região: pela Avenida Santa Marina, Praça Dr. Pedro Corazza e Avenida Marquês de São Vicente. Os usuários da nova linha terão acesso às imediações da Academia de Futebol do Palmeiras, Centro de Treinamento São Paulo FC, TV Cultura e a Universidade Paulista (Unip).

Segundo a Linha Uni, outras sete estações já finalizaram mais da metade das obras: Brasilândia (63,1%), João Paulo I (56,4%), Freguesia do Ó (51,6%), Água Branca (65%), Sesc Pompeia (53,5%), Perdizes (66,6%) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (48,1%). Todas deverão ser entregues até 2026.

A nova Linha 6-Laranja é também conhecida como “Linha das Universidades”, por passar próximo a diversas instituições de ensino, como Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove. A obra conta com investimento de mais de R$ 19,1 bilhões.

De acordo com a concessionária, em torno de 9 mil empregos serão gerados durante o período de construção, sendo que já foram contratados mais de 5 mil profissionais diretos e indiretos. Considerada uma das maiores obras de mobilidade da América Latina, a Linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona e após a finalização das obras, será operada pela Linha Uni por 19 anos de concessão.

LEIA TAMBÉM: Expansão da rede de metrô atinge maior investimento em 50 anos de história

SP nos Trilhos

O projeto Linha 6-Laranja faz parte do programa SP nos Trilhos do Governo de São Paulo, que prevê a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado, incluindo projetos de trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). O objetivo é viabilizar um transporte ainda mais eficiente, seguro e sustentável, promovendo melhorias na mobilidade para milhões de paulistas.

O programa busca fomentar o uso da malha ferroviária existente no estado, especialmente em trechos ociosos ou com baixa capacidade, além de incentivar soluções sustentáveis, conectando a capital ao interior e ao litoral. Isso significa mais investimentos, geração de emprego e renda, e incentivo ao turismo.

Atualmente, o SP nos Trilhos conta com mais de 40 empreendimentos, com estimativa de investimento superior a R$ 190 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea.

Materia envida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria estadual de Transporte

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos