Foi inaugurada neste sábado, 18/10, a ponte que liga o Porto de Outeiro ao Parque da Cidade, onde será realizada a COP30, em novembro, em Belém (PA). A estrutura será fundamental para garantir acesso rápido para participantes da conferência, incluindo delegações, que estarão hospedados em navios atracados no Porto de Outeiro.
“A ilha de Outeiro só tinha uma ligação com o continente, mas a ponte era distante do porto e isso acrescentaria cerca de meia hora a 40 minutos na viagem. Então, essa nova ponte faz com que seja possível o translado entre o navio e a Zona Azul, principal palco das negociações, em apenas 30 minutos”, explicou Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP) da Casa Civil.
Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia é sustentada por cabos de aço (estais) ligados a um mastro central. A estrutura foi projetada para garantir fluidez no tráfego e resistência ao longo dos anos, tornando-se como um novo cartão-postal da capital paraense, segundo o governo estadual.
O governo federal, por meio da SECOP e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), concluiu em julho a contratação de dois navios de cruzeiro como unidades de hospedagem temporária para a COP30. As embarcações permanecerão atracadas no Porto de Outeiro.
O deslocamento do porto até a Zona Azul será realizado por ônibus oficiais da conferência, disponíveis de forma contínua e gratuita. O trajeto, que tem menos de 20 km de distância, utilizará faixas exclusivas de BRT e a nova ponte de acesso rápido.
Legado
Durante a cerimônia de inauguração da obra, neste sábado, o governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou a relevância da nova estrutura para a população. “Após mais de 40 anos, a ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. A construção dessa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas, além de impulsionar o turismo, os empreendimentos e o lazer na região”.
Também participaram do ato de entrega o ministro das Cidades, Jader Filho; a vice-governadora, Hanna Ghassan; o prefeito de Belém, Igor Normando; entre outras autoridades.
A cozinheira Minéia Cristina dos Santos, moradora de Icoaraci há 30 anos, comemorou a entrega da nova ligação. “Quando cheguei aqui só tinha balsa, era muito difícil atravessar. Depois veio a primeira ponte, e, agora, com essa nova, vai melhorar muito a nossa vida”.
O Porto de Outeiro, que também deve ser inaugurado em breve, passará a integrar a rota do turismo de cruzeiros da capital paraense, fortalecendo a economia e o potencial turístico da região. A obra é um dos principais legados da COP30 para o desenvolvimento regional de Belém.