Em clima de mobilização, união e resistência, lideranças negras, movimentos sociais, gestores públicos e representantes de entidades civis se reuniram nos últimos dias para os preparativos da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (V CEPIR), que acontecerá de 25 a 27 de julho, no emblemático Memorial da América Latina, em São Paulo.
mas também o comprometimento coletivo com a construção de políticas públicas antirracistas e inclusivas. A conferência é um espaço fundamental para o debate sobre os desafios enfrentados pelas populações negras, indígenas e demais grupos étnico-raciais minorizados no estado de São Paulo.
Objetivo da Conferência
A V CEPIR tem como missão avaliar e propor ações para o enfrentamento do racismo e promoção da igualdade racial, além de fortalecer o controle social das políticas públicas e ampliar a participação dos segmentos historicamente excluídos dos processos de decisão.
O evento reunirá representantes dos mais diversos municípios paulistas, com debates em torno de eixos centrais como:
- Combate ao racismo institucional;
- Educação para as relações étnico-raciais;
- Políticas de ações afirmativas;
- Empreendedorismo negro;
- Saúde da população negra e indígena;
- Garantia de direitos e justiça racial.
Força coletiva
A participação expressiva e engajada vista na etapa de preparação demonstra que há uma rede forte e articulada em defesa da igualdade racial no estado de São Paulo. Essa conferência marca um passo fundamental na construção de um Brasil mais justo, plural e verdadeiramente democrático.
SERVIÇO – V CEPIR
Data: 25 a 27 de julho de 2025
Local: Memorial da América Latina – São Paulo/SP
Evento aberto a delegações regionais e observadores da sociedade civil