quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Presidente inclui Hipólita Jacinta no livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Ela é considerada a única mulher a participar de forma efetiva da Inconfidência Mineira, primeiro movimento anticolonial ocorrido no Brasil

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 6 de janeiro, a Lei nº 15.086/25, que inscreve o nome de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A sanção do presidente Lula homenageia e reconhece a importância de Hipólita ao participar ativamente da Conjuração Mineira.

Hipólita Jacinta Teixeira de Melo foi a única mulher a participar de forma efetiva do primeiro movimento anticolonial ocorrido no Brasil. Ela colaborou com a comunicação entre os inconfidentes, financiou algumas das ações e ofereceu a própria residência para encontros e reuniões do movimento.  

HISTÓRICA – Hipólita nasceu em 1.748 e integrava parte da elite de Vila Rica. Casou-se aos 33 anos com Francisco Antônio de Oliveira Lopes e os dois não tiveram filhos. Sua personalidade é descrita como forte, destemida e de grande intelectualidade. Segundo o Museu da Inconfidência, Hipólita Jacinta ousou sair da esfera doméstica e reivindicou lugar de fala no meio político. 

A carta que avisava sobre a prisão de Tiradentes e orientava os conjurados a iniciarem o levante foi de autoria de Hipólita. Ela também escreveu diversos outros avisos e alertas aos companheiros. Ao fim da rebelião, Hipólita teve os bens apreendidos pelo governo.

LIVRO DE AÇO — O primeiro nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi o de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, incluído em 1989. Ele também participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi o único envolvido a receber pena de morte. Personalidades como Machado de Assis, Luiz Gonzaga, Zumbi dos Palmares e Maria Beatriz Nascimento também possuem seus nomes no livro. 

Materia envida pela Assessoria de Comunicação do Ministerio da Cultura

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos