terça-feira, 29 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Presidente Lula participa da inauguração da maior termelétrica a gás natural da América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta ultima segunda-feira, 28 de julho, a partir das 11h, da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento integra o maior parque de geração a gás natural da América Latina com 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Com investimento de R$ 7 bilhões e 1,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada, a UTE GNA II responde por cerca de 10% da geração a gás natural da matriz elétrica nacional. A nova usina, capaz de atender 8 milhões de residências com energia segura e confiável, foi selecionada como projeto estratégico do Novo PAC, o programa de aceleração do crescimento do Governo Federal.

A presença do presidente Lula no evento reforça o compromisso do Governo Federal com a expansão da infraestrutura energética, o fortalecimento da indústria nacional e a geração de empregos qualificados. A cerimônia de inauguração conta com a participação dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes), Márcia Lopes (Mulheres), além de outras autoridades municipais, federais e estaduais.

USO DE HIDROGÊNIO – Durante a fase de construção da GNA II, foram gerados cerca de 10 mil empregos, com oferta de cursos de qualificação gratuitos. A usina opera em ciclo combinado, com eficiência superior a 60% e possibilidade de uso de até 50% de hidrogênio em sua operação. É um passo importante rumo à transição energética. Quase 100% da água utilizada é proveniente do mar, preservando recursos hídricos. 

A usina conta com quatro turbinas geradoras, sendo três a gás e uma a vapor, e opera em ciclo combinado, o que garante alta eficiência e redução de emissões. Cerca de 35% de sua capacidade instalada, o equivalente a 572 MW, são gerados sem consumo adicional de gás, dada sua eficiência superior a 60%. A planta foi projetada para operar com até 50% de hidrogênio em substituição ao gás natural, representando um passo importante rumo à transição energética.

COMPLEXO – As usinas GNA I e GNA II somam um investimento de R$ 12 bilhões e capacidade instalada de 3 GW, energia para atender cerca de 14 milhões de residências. No período de maior demanda das obras, geraram 22 mil empregos diretos. A inauguração posiciona o Brasil como detentor do maior e mais moderno parque de geração a gás da América Latina , reforçando o papel do gás natural como combustível fundamental para a transição energética, por sua confiabilidade e menor emissão de carbono.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos