Na manhã deste domingo (06/07/2025), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da votação do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), no Diretório Estadual do Rio de Janeiro. A participação do presidente ocorreu em voto em trânsito, antes de seguir para mais um dia da Reunião Mundial do BRICS 2025, que acontece no Rio desde o dia 4 de julho.
Na imagem captada no momento do voto, Lula aparece concentrado e firme, depositando sua cédula em uma urna simbólica, ao lado de uma cabine decorada com o símbolo do PT, reforçando sua conexão com as bases do partido mesmo em meio a compromissos de agenda internacional.
Lula entre a militância e a diplomacia internacional
Apesar da intensa agenda da cúpula do BRICS, que reúne líderes de todo o mundo no MAM (Museu de Arte Moderna) da capital fluminense, Lula fez questão de comparecer ao PED, reforçando a importância da democracia interna e do fortalecimento partidário.
“O PT se fortalece nas urnas internas, na pluralidade das ideias e na militância ativa. É assim que seguimos construindo um partido que representa o povo brasileiro”, declarou o presidente em breve conversa com a imprensa.
A votação do PED define novas direções e lideranças partidárias nos diretórios municipais, estaduais e nacionais, sendo considerada uma das maiores experiências democráticas internas da América Latina.
Conexão direta com a base
O voto de Lula foi também um gesto simbólico de reafirmação da sua identidade política e do compromisso com a base petista, em um momento em que o Brasil também exerce papel central na geopolítica global, por meio da presidência do BRICS em 2025.