sábado, 23 de agosto de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Presidente Lula ressalta otimismo para concluir acordo entre Mercosul e União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou nesta quinta-feira, 5 de junho, em Paris, confiança de que o acordo entre Mercosul e União Europeia será referendado durante a presidência do Brasil no bloco regional, no segundo semestre de 2025. Lula enfatizou a crença após reunião bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron, no primeiro dia da visita de Estado do líder brasileiro ao país europeu.

“Eu acho que não está difícil fazer. E vou repetir ao meu querido companheiro Macron: eu tenho seis meses de mandato no Mercosul. Quero dizer que deixarei a presidência do Mercosul com o acordo União Europeia e Mercosul firmado. E com o companheiro Macron participando da assinatura, para que seja uma boa fotografia”, disse o líder brasileiro. “Abra o seu coração para a possibilidade de fazer esse acordo com o nosso querido Mercosul. É a melhor resposta que nossas regiões podem dar diante do cenário de incertezas criado pelo retorno do unilateralismo e protecionismo tarifário”, completo

AGRICULTORES – Segundo Lula, um dos pontos mais importantes para que o acordo seja assinado envolve uma articulação entre agricultores franceses e do lado sul-americano para que encontrem um ponto comum que permita que os blocos ampliem as relações comerciais. “Se os agricultores brasileiros e franceses conhecerem o que a gente pode vender, o que a gente pode comprar, não há por que negar o acordo. Queremos um acordo porque são trilhões de dólares que estarão na negociação e 700 milhões de habitantes. Não é pouca coisa”, defendeu Lula.

COMPLEMENTARES – Lula argumentou que a agricultura brasileira e a francesa têm complementaridade. “Vamos colocar eles para conversar? As cooperativas para discutir com as cooperativas francesas? Vamos trazer um meio de negociação?”, sugeriu. “Vamos nos sentar em uma mesa e conversar. Eu tenho certeza de que a gente faz o acordo”.

DISCREPÂNCIA – Para Macron, o acordo é importante e estratégico. O ponto de discordância estaria em relação ao uso de alguns tipos de agrotóxicos em lavouras do Mercosul que são vedados na França. “A França é a favor do comércio livre e equitativo. Somos favoráveis à negociação. Não é uma discrepância de competitividade ou qualidade, mas de regulamentação”, observou. “Temos que aprimorar o texto. Ele tem que incluir medidas de salvaguarda”, citou Macron.

HISTÓRICO – Composto por 20 capítulos, além de anexos e documentos adicionais, o Acordo entre Mercosul e União Europeia foi concluído durante a Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, em 6 de dezembro. A parceria é o maior acordo comercial já realizado pelo Mercosul. Os dois blocos reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e economias que, somadas, alcançam US$ 22 trilhões de dólares. A entrada em vigor do acordo passa pelo processo de revisão legal e tradução, assinatura, além da ratificação final por instâncias dos dois blocos.

DIMENSÃO — A União Europeia é o segundo principal parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 92 bilhões em 2023. O acordo deve reforçar a diversificação das parcerias comerciais do Brasil, ativo de natureza estratégica para o país, além de fomentar a modernização do parque industrial brasileiro com a integração às cadeias produtivas da União Europeia. Também se espera que o tratado dinamize fluxos de investimentos, o que deve reforçar a atual posição da UE como a detentora de quase metade do estoque de investimento estrangeiro direto no Brasil.

AGENDA – Antes da reunião bilateral desta manhã, Lula foi oficialmente recebido por Macron na Esplanada dos Inválidos para a cerimônia de boas-vindas. No Palácio do Eliseu, participou de uma troca de presentes, com direito a receber uma camisa 10 do Paris Saint-Germain, equipe que conquistou a Liga dos Campeões da Europa no último fim de semana, com o nome de Lula no verso. Ainda nesta quinta, o presidente receberá uma homenagem da Academia Francesa, terá reunião com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, conversará com integrantes da comunidade brasileira na França e participará de jantar oferecido pelo governo francês.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos