sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Restaurado com recursos do Novo PAC, Vapor Benjamim Guimarães é reinaugurado em Pirapora (MG)

A cidade de Pirapora, em Minas Gerais, celebrou neste domingo, 1 de junho, a reinauguração do Vapor Benjamim Guimarães, patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. A embarcação, único exemplar da categoria no mundo, foi restaurada por meio de um projeto de R$ 5,3 milhões incluído no Novo PAC, dentro do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba.

O vapor é símbolo da cidade e patrimônio de Minas Gerais. Por anos ficou abandonado nas margens do São Francisco, enquanto assistíamos a sua triste deterioração”
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia

O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) participou da cerimônia de reinauguração e celebrou a recuperação da embarcação. “O vapor é um símbolo da cidade e patrimônio de Minas Gerais. Por anos ficou abandonado nas margens do São Francisco, enquanto assistíamos a sua triste deterioração”, ressaltou o ministro. Segundo Silveira, a recuperação vai permitir a retomada do turismo na região. 

ADAPTAÇÃO – Para proteger a embarcação enquanto a restauração não era realizada, foi necessário reduzir o fluxo de 4.000 m³/s para 3.000 m³/s na Usina Hidrelétrica de Três Marias, o que restringiu a geração de energia no período. Agora, haverá ampliação da flexibilidade da operação nos reservatórios sem prejudicar o uso dos recursos hídricos.

1913 – O Benjamin Guimarães é um barco a vapor construído em 1913, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil para servir à Amazon River Plate Company, no Rio Amazonas. Durante a década de 1920, ele foi levado ao rio São Francisco para transporte de passageiros e cargas entre Pirapora e Juazeiro. A partir da década de 1980, promovia passeios turísticos. O Benjamin Guimarães foi tombado como patrimônio histórico em 1985. Em 2014, foi desativado. Sua restauração foi iniciada em 2020, mas o projeto foi paralisado, deixando o patrimônio em risco às margens do rio São Francisco. As obras de restauração, realizadas pela Eletrobras, tiveram início em setembro de 2024. A embarcação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) e símbolo da navegação do Rio São Francisco.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos