quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Resultado de vencedores do Prêmio Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia é divulgado no DOU desta sexta-feira (5)

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) tornou pública a lista de vencedores do Prêmio Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia, selecionados pela Comissão Julgadora. A Portaria de Nº 2.269, que divulga os nomes e categorias dos ganhadores, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5).

Reconhecido como o mais tradicional e expressivo tributo público concedido pelo Estado brasileiro a pessoas, iniciativas e instituições dedicadas à promoção da dignidade humana, o prêmio reafirma seu papel histórico como referência nacional e internacional no fortalecimento da agenda dos direitos humanos. Nesta edição, os 22 vencedores receberão uma estátua do Prêmio Luiz Gama e um certificado Esperança Garcia.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá na próxima quarta-feira (10), durante a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos (ConDH), reunindo autoridades, representantes de movimentos sociais, pessoas premiadas e especialistas, compondo um espaço de celebração, memória e compromisso coletivo em uma noite em que o Estado brasileiro volta seu olhar para aqueles que, em diferentes territórios e realidades, constroem um Brasil mais justo, solidário e comprometido com os valores universais dos direitos humanos. Veículos de imprensa interessados na cobertura do evento devem se credenciar.

Confira a lista dos vencedores, conforme as categorias:

1. Educação e Cultura em Direitos Humanos: Andressa Ferreira Cândido
2. Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: Plan International
3. Defesa e Promoção dos Direitos Humanos: Rafael Diogo dos Santos
4. Garantia e Promoção da Igualdade Racial: Associação Helena de Jesus/Terreiro Ilê Axé Ogunjá
5. Garantia dos Direitos das Mulheres: Joana Darc da Silva Cavalcante
6. Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: Franciléia Paula de Castro
7. Comunicação e Direitos Humanos: Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé
8. Direito à Memória e Verdade: Everson Aparecido Contelli
9. Garantia dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+: Sara Wagner York
10. Defesa e Promoção dos Direitos Ambientais e da Natureza: Franciléia Paula de Castro
11. Juventude Negra Viva: Jucelino Sales
12. Produção Cultural em Direitos Humanos: Rádio e TV Quilombo
13. Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Associação de Mulheres e Mães de Autistas do Maranhão
14. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: Redes da Maré
15. Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua: Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama
16. Garantia dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiados e Apátridas: Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil)
17. Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa: Universidade da Maturidade – UMA/UFT
18. Direitos Humanos e Empresas: Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca – CEMEP
19. Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa: Doralina Fernandes
20. Acesso à Documentação Civil Básica: Embaixada Solidária
21. Combate e Erradicação ao Trabalho Escravo: Gaya Filmes
22. Prevenção e Combate à Tortura: Pastoral Carcerária Nacional

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora do prêmio é formada por Eliane Alves Cruz, Fêtxawewe Tapuya Guajajara Verissimo, Ivan Baron, Julio Renato Lancelotti, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Vera Lúcia Santana Araújo, personalidades de reconhecida contribuição nas áreas da justiça social, igualdade racial, defesa de povos tradicionais, direitos das pessoas com deficiência, educação e direitos civis.

Coordenada pela Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Meio Ambiente e Empresas (AEDH/MDHC), a Comissão tem a responsabilidade de assegurar a transparência e a lisura de todo o processo avaliativo, garantindo que cada candidatura seja examinada com rigor técnico e respeito aos critérios estabelecidos.

Sobre o Prêmio

Criado em 1995, o Prêmio Direitos Humanos se consolidou como uma espécie de bússola ética do país, destacando trajetórias que, por meio do compromisso público, da coragem cívica e da ação transformadora, expandem fronteiras e reafirmam a centralidade da dignidade humana como princípio fundante da República.

Em 2025, o resgate da nomenclatura original do prêmio torna-se ainda mais simbólico ao homenagear duas figuras emblemáticas da luta antirracista: Luiz Gama e Esperança Garcia. Suas histórias, marcadas pela resistência, pela busca por justiça e pela afirmação da liberdade, dialogam profundamente com os desafios e conquistas contemporâneas da sociedade brasileira.

A realização do evento ocorre em um momento histórico para as políticas de direitos humanos e igualdade racial: o Brasil celebra os 22 anos da Lei de Nº 10.639/2003, marco estruturante para a educação antirracista; inaugura a Segunda Década Internacional para os Afrodescendentes, promovida pela ONU; e fortalece ações de inclusão e reparação por meio da implementação do Plano Nacional Juventude Negra Viva (PJNV). Esses avanços reafirmam que o enfrentamento ao racismo estrutural é parte intrínseca à consolidação de um projeto democrático de país e reforçam a pertinência da homenagem a Luiz Gama e Esperança Garcia nesta edição do prêmio.

Ao promover mais uma edição do Prêmio Direitos Humanos, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reafirma seu compromisso com o reconhecimento das trajetórias que transformam vidas e territórios, fortalecem políticas públicas e contribuem para a construção de um país mais igualitário. A edição Luiz Gama & Esperança Garcia não apenas celebra o passado de luta, mas projeta ao futuro a certeza de que os direitos humanos permanecem como uma defesa inegociável no Brasil.

Serviço

Cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia

Data: 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: A confirmar
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (SCES, Asa Sul Trecho 2 Conjunto 63 Lote 50, Brasília – DF)

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos