Na noite da última quinta-feira, 31 de julho de 2025, a sede administrativa da OAB – Subseção Taboão da Serra foi palco de um importante e simbólico encontro: a Roda de Conversa com o tema “Ser Mulher Negra na Advocacia e na Sociedade: Resistir, Existir e Prosperar”, encerrando com grande significado a Semana Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.
O evento foi marcado por reflexões potentes e falas que dialogaram com as dores, resistências e vitórias das mulheres negras no meio jurídico e na sociedade. A atividade contou com a participação de palestrantes de destaque:

🔸 Dra. Daniele Campos – advogada e referência em direitos humanos;
🔸 Profª Angela Maluf – educadora e ativista social;
🔸 Claudia Pereira de Souza – assistente social com trajetória voltada à equidade racial.

A coordenação do evento esteve sob o comando da Dra. Maria Amélia, da Comissão da Advogada Mulher, e da Dra. Ana Paula, coordenadora da Comissão da Igualdade Racial da OAB-Taboão. Ambas reforçaram a importância de espaços de escuta, acolhimento e valorização da identidade e da trajetória da mulher negra no Direito.

O auditório da OAB recebeu advogadas, advogados, lideranças comunitárias, militantes e representantes da sociedade civil, com destaque para o comprometimento da advocacia local com os temas de diversidade, justiça social e combate ao racismo estrutural.
Durante o evento, houve a entrega de certificados de reconhecimento às palestrantes, em um gesto de gratidão e respeito pelas contribuições prestadas à causa.
Na “Galeria dos Presidentes”, cenário da foto oficial, ficou registrado um momento histórico: mulheres negras empoderadas, em rede, reafirmando sua existência e força dentro de uma instituição jurídica fundamental para o Estado Democrático de Direito.
Evento encerrou a Semana Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela