quarta-feira, 22 janeiro, 2025

União Europeia identifica oportunidades de investimentos no Corredor do Lobito

Uma delegação da União Europeia trabalhou em Benguela, onde se reuniu, sexta-feira, com o Governo Provincial, para identificar novas oportunidades de investimento, com realce no Corredor do Lobito.

De acordo com o governador provincial, Manuel Nunes Júnior, Benguela continua a “puxar” o apetite da comunidade internacional, devido ao Corredor do Lobito, o que é um bom sinal.

Manuel Nunes Júnior disse, no final do encontro com a delegação de alto nível da União Europeia, que a apetência pelo Corredor do Lobito é um bom sinal e agrada as autoridades.

“Tivemos uma importante reunião, com uma delegação bastante relevante da União Europeia, cujo foco fundamental foi o Corredor do Lobito. A reunião debateu como é que a União Europeia poderá contribuir para o desenvolvimento deste importante corredor”, afirmou Manuel Nunes Júnior.

Segundo o governador, quer a União Europeia quer o Governo Provincial partilham do mesmo ponto de vista, segundo o qual o Corredor do Lobito deve ser visto não apenas como uma infra-estrutura que serve para transportar minério do Leste para o litoral do país, mas sim como uma plataforma que sirva para transformar-se num pólo de desenvolvimento capaz de atrair investimentos geradores de emprego e melhores salários para as pessoas.

Nunes Júnior referiu que dentre as áreas a explorar, o destaque recai às cadeias de valor na área da agricultura, considerada “extremamente importante para fazer com que se tenha na região uma agricultura desenvolvida, baseada em tecnologias avançadas e que possa fazer com que a produção e os níveis de produtividade aumentem”.

Para o governante, ao aumentar a contribuição da província de Benguela na produção agrícola não só local, mas do continente em si, isso terá implicações muito importantes na qualidade de vida das pessoas, em função dos salários auferidos.

Uma outra área importante é a da formação técnico-profissional.

De acordo com o governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, estas áreas são importantes para o desenvolvimento do Corredor do Lobito.

A União Europeia anunciou, também, que vai dar uma contribuição na área de formação técnico-profissional, sobretudo para os jovens da região.

Para além desta formação técnico-profissional, sustentou, existem também as partes do saneamento básico, drenagem das águas residuais e da pesca artesanal, que na óptica do governador tudo isso faz parte deste pacote.

“Tudo o que foi dito foram os aspectos apresentados por esta equipa da União Europeia que esteve aqui e que, certamente, nos próximos meses, teremos mais desenvolvimento quanto os aos detalhes dos elementos referidos”, garantiu.

Articulação

O Corredor do Lobito abrange várias províncias (Benguela, Huambo, Bié, Moxico e Moxico Leste). Segundo o governador provincial de Benguela, há de chegar o momento de fazer a articulação entre as várias províncias.

“Naturalmente, quando os projectos começarem a ser conhecidos mais ao seu pormenor, esta coordenação terá de ser feita”, assegurou o governador provincial de Benguela.

Materia envida pela Assessoria de Comunicação do governador provincial de Benguela

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos