domingo, 28 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Acordo de Cooperação Econômica e Comercial entre Brasil e Catar é promulgado

Acordo de Cooperação Econômica e Comercial entre o governo do Brasil e o governo do Catar foi promulgado por meio do Decreto nº 12.453, assinado pelo presidente em Exercício, Geraldo Alckmin. O documento foi publicado nesta quinta-feira, 15 de maio, no Diário Oficial da União.

O acordo tem como objetivo criar condições para ampliar as trocas comerciais e investimentos entre os dois países, por meio da promoção de interações empresariais, técnicas e culturais e de outras iniciativas conjuntas. Para isso, deverá ser criado um Grupo de Trabalho bilateral, que será responsável por monitorar a implementação do acordo, estimular a cooperação econômica e comercial e resolver eventuais questões interpretativas.

Segundo o decreto, as partes devem cooperar entre si nos campos econômico, comercial e técnico, como indústria, energia, agricultura, comunicações, transporte, construção, trabalho e turismo, entre outros, de acordo com suas leis e dispositivos legais, tendo por base a igualdade e os benefícios mútuos.

O texto também determina que Brasil e Catar devem, desde que observadas as regras e os princípios aplicáveis da Organização Mundial do Comércio (OMC), estimular e facilitar as exportações e importações de produtos industriais e agrícolas, bem como de matérias-primas, exceto quando vedado por dispositivos legais e legislações internas referentes a importação e exportação. Os pagamentos por transações entre pessoas físicas e jurídicas poderão ser efetuados em qualquer moeda de livre conversão, acordada entre as partes.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Pelo acordo, firmado em Brasília, em janeiro de 2010, e agora promulgado, o Brasil e Catar deverão incentivar e facilitar a participação de empresários, de representantes da Câmara de Comércio e Indústria, ou de instituições correlatas, em exposições e feiras internacionais que vierem a ocorrer nos dois países, bem como incentivar a cooperação e a troca de visitas entre representantes dessas instituições, bem como de empresários de ambos os países.

INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS – O decreto também determina que os dois países deverão incentivar a cooperação entre suas instituições governamentais e privadas, bem como organizações de interesse público que desenvolvam atividades técnicas para estabelecer projetos técnicos e econômicos conjuntos.

Também deverá ser incentivado o intercâmbio de delegados envolvidos em missões técnicas diversas, destinadas a fornecer o apoio e a assistência que forem necessários. Além disso, Brasil e Catar devem incentivar e facilitar a participação de seus cidadãos em programas de treinamento e orientação em áreas técnicas e econômicas e coordenar esforços para o desenvolvimento de pesquisas e estudos relativos a estas áreas do conhecimento.

ELIMINAR OBSTÁCULOS – Outro ponto do decreto diz que Brasil e Catar deverão trabalhar para ampliar e promover as trocas comerciais e eliminar obstáculos ao comércio e definir propostas de emendas ao presente acordo destinadas a expandir o intercâmbio comercial e a desenvolver as relações econômicas entre os dois países.

CINCO ANOS – O Acordo permanecerá em vigor por um período inicial de cinco anos, após o qual sua vigência continuará até que uma das partes notifique a outra, com seis meses de antecedência, sua intenção de torna-lo sem efeito. O acordo seguirá um rito diplomático até a conclusão dos trâmites internos das partes para sua entrada em vigor.

COMÉRCIO BILATERAL – As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1974, três anos após a independência do Catar. O intercâmbio comercial bilateral entre Brasil e Catar evoluiu muito nas últimas duas décadas, tendo passado de US$ 27 milhões em 2000 para US$ 1,6 bilhão, em 2022.

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos