Com 50 anos de história na música e no carnaval paulista, Mestre Tadeu recebe homenagem em sessão solene da Assembleia Legislativa de São Paulo.
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) prestou homenagem nesta última quinta-feira (31) a Antônio Carlos Tadeu, o Mestre Tadeu, da escola de samba Vai-Vai, reconhecido como um dos grandes mestres de bateria do samba brasileiro. Com 50 anos de dedicação ao samba paulista, Tadeu será celebrado em evento que acontece às 19h30 no Plenário Juscelino Kubitschek, uma iniciativa das deputadas Ediane Maria (PSOL-SP) e Leci Brandão (PCdoB).
Mestre Tadeu iniciou sua trajetória no samba na década de 1960, tocando na Lavapés, escola histórica do bairro da Liberdade. Em 1969, migrou para o Vai-Vai, no bairro vizinho do Bixiga, e logo se destacou na bateria, assumindo a liderança da Bateria Pegada de Macaco em 1974. Desde então, sob seu comando, a bateria foi pentacampeã do Estandarte de Ouro e venceu 15 vezes o título de Campeã do Carnaval Paulista do Grupo Especial.
Tadeu no Legislativo Paulista. “Mestre Tadeu é o maior colecionador de vitórias do nosso carnaval. Ele simboliza a grandeza do samba paulista e da Vai-Vai”, afirmou a deputada em comunicado para a imprensa. Leci Brandão, por sua vez, celebrou a assinatura única que Mestre Tadeu imprime à bateria. “Ele tem um talento especial, uma presença que marca profundamente o samba e a comunidade do Bixiga“, disse Leci.
Durante a cerimônia, a Bateria Pegada de Macaco apresentará um espetáculo em homenagem ao mestre. Entre os presentes estarão Thobias da Vai-Vai, que cantará o hino da escola, e outras figuras importantes da história do samba paulista, como Fernando Penteado, embaixador do Samba de São Paulo, Clarício Gonçalves, presidente do Vai-Vai, e Rose Marcondes, presidente de honra da Lavapés e neta de Madrinha Eunice, fundadora da primeira escola de samba de São Paulo.