quarta-feira, 30 de julho de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

APM participa de mobilização municipalista pela PEC da Sustentabilidade Fiscal

A Associação Paulista de Municípios (APM), representada por seu presidente Fred Guidoni, participou de uma importante mobilização no Congresso Nacional, em Brasília, na tarde desta terça-feira (11/2). O encontro reuniu dirigentes municipalistas, prefeitos e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que apresentaram aos deputados federais as principais pautas do movimento municipalista para este ano.

Guidoni, ao lado de Ziulkoski e demais lideranças, reforçou a importância de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal. O texto já passou por dois turnos no Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados. Entre os pontos defendidos, destacam-se o Parcelamento especial das dívidas dos Municípios junto ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS); o Novo modelo de quitação de precatórios municipais, com regras adequadas à capacidade financeira das cidades; a Equiparação das regras de benefícios dos RPPS municipais às da União, estendendo a Reforma da Previdência para ampliar a sustentabilidade fiscal dos Municípios e a Desvinculação de receitas, para permitir maior flexibilidade orçamentária e melhor gestão dos recursos.

“A situação previdenciária de muitos Municípios é crítica, e a aprovação dessa PEC é fundamental para equilibrar as contas públicas e garantir investimentos em áreas essenciais. Estamos trabalhando para sensibilizar os parlamentares quanto à urgência dessa pauta”, enfatizou Fred Guidoni.

Além da PEC 66/2023, outra demanda defendida pelos representantes municipalistas é a aprovação do PLP 141/2024, que propõe alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para excluir as despesas com Organizações Sociais (OSs) dos limites de gastos com pessoal. Tal mudança é considerada indispensável para viabilizar a gestão em cidades que adotam esse tipo de cooperação.

A reunião no Congresso também abordou questões como os pisos salariais do magistério e da enfermagem, os royalties de petróleo e a otimização dos programas federais voltados aos Municípios. Para Fred Guidoni, o alinhamento entre a APM, a CNM e os parlamentares é decisivo para garantir que as vozes dos governos municipais sejam ouvidas e que propostas concretas possam avançar.
“Unir forças em torno de soluções que fortaleçam a sustentabilidade fiscal e a autonomia dos Municípios é, sem dúvida, o caminho para garantir serviços de qualidade para a população”, concluiu o presidente da APM.

Materia envida pela assessoria de Comunicação da Associação Paulista de Municípios (APM)

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos