Veículos 0km climatizados e com motor Euro 6, menos poluente, atendem Santos, São Vicente e Praia Grande
A frota das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) foi renovada na Baixada Santista e já conta com 100 novos ônibus 0km com ar-condicionado. Todos os veículos foram inspecionados, cadastrados e já estão operando em linhas que circulam em Santos, Praia Grande e São Vicente.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a modernização da frota durante agenda do governador Tarcísio de Freitas na região, em julho deste ano, prometendo a entrega dos veículos até o fim do ano. “Vamos proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam o transporte metropolitano na Baixada Santista, com ônibus mais modernos e climatizados”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas.
A entrega dos novos ônibus 0km começou em setembro. A partir daí, os veículos, operados pela BR Mobilidade, foram gradualmente cadastrados na EMTU para, então, serem incluídos na frota até o fim de novembro.
Com chassi Mercedes Benz Modelo e carroceria Caio Induscar Apache, os ônibus são equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, também possuem motor Euro VI, a tecnologia que contribui para a redução de poluentes e garante maior eficiência energética dos motores a diesel.
O investimento é resultado de um esforço conjunto do governo estadual, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, EMTU e concessionária BR Mobilidade e representa um avanço para o transporte metropolitano da região, entregando mais qualidade, conforto e melhor atendimento aos passageiros da Baixada Santista.
Até o momento, a nova frota está operando nas linhas 928, 931, 943, 934EX1 e 942, serviços de alta demanda que atendem cerca de 45 mil passageiros por dia. Demais linhas também poderão ser beneficiadas futuramente.
A EMTU gerencia atualmente mais de 60 linhas metropolitanas nos nove municípios da Baixada Santista, transportando mais de 200 mil passageiros por dia, além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), modal 100% elétrico que está em expansão na região e que liga atualmente Santos a São Vicente, atendendo diariamente cerca de 25 mil passageiros.
Confira as linhas que já estão circulando com os novos veículos:
- 928 – São Vicente (Humaitá)/ Praia Grande (Terminal Rodoviário e Urbano Tude Bastos)
- 931 – Praia Grande (Jardim Samambaia) / Santos (Paquetá)
- 943 – São Vicente (Parque das Bandeiras Gleba II) / Santos (Ponta da Praia)
- 934EX1 – Praia Grande (Terminal Rodoviário e Urbano Tático Francisco Gomes da Silva)/
- Santos (Paquetá)
- 942 – São Vicente (Humaitá)/ Santos (Ponta da Praia)