quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Brasil conquista mais três prêmios no exterior com o filme Ainda Estou Aqui

Produção foi premiada na Espanha e na Holanda no último fim de semana. Fernanda Torres recebeu homenagem nos Estados Unidos

O longa-metragem brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue sua carreira de sucesso no exterior. No sábado, 8 de fevereiro, levou o prêmio espanhol Goya 2025 de melhor filme ibero-americano. É a primeira vez que uma produção brasileira é indicada e sai vitoriosa na categoria. Também foi agraciado com o prêmio de público no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda. No domingo (9), a atriz Fernanda Torres recebeu o prêmio Virtuoso no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, nos Estados Unidos.

Na 39ª cerimônia do Goya, considerada a principal premiação do cinema espanhol, Ainda Estou Aqui competia com quatro títulos: El Jockey (Argentina), Agarrame Fuerte (Uruguai), No Lugar da Outra (Chile) e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica). Em carta lida pelo cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, o cineasta Walter Salles agradeceu a honraria. “Ainda Estou Aqui é um filme sobre a memória de uma família, durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que está entrelaçada com a memória do meu país. Gostaria de dedicar esse prêmio ao cinema brasileiro, à Eunice Paiva e toda sua família, à Fernanda Montenegro e à Fernanda Torres”, dizia na carta.

Durante a 54ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, o filme obteve a maior média de votos na enquete junto ao público. Já na Califórnia, Fernanda Torres faturou o prêmio Virtuoso, concedido pelo Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara a atores cujos desempenhos em filmes recentes os destacaram na indústria cinematográfica. Outros nomes, entre eles alguns indicados ao Oscar, também receberam o troféu.

“É incrível porque quando nós começamos não imaginávamos que estaríamos aqui. Estamos muito felizes e a família Paiva merece muito isso”, declarou a atriz no tapete vermelho da premiação, salientando que o longa se tornou fenômeno de público no Brasil.

BILHETERIA — Ainda Estou Aqui já atraiu mais de 4,1 milhões de pessoas aos cinemas do país desde a estreia, em novembro de 2024. Recentemente, tornou-se a quinta maior bilheteria do cinema nacional, após atingir a renda de R$ 85,41 milhões.

OSCAR — O longa está indicado ao Oscar deste ano em três categorias (melhor filme, atriz e filme internacional). A cerimônia será realizada em Los Angeles no dia 2 de março, domingo de carnaval. 

CELEBRAÇÃO DO PRESIDENTE — Em janeiro, quando foram anunciadas as indicações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o reconhecimento do longa. “Você se lembra quando eu dizia que o bom do brasileiro é que ele não desiste nunca? E nós acabamos de provar isso, mostrar que isso é verdade. Porque nós acabamos de ser indicados para o Oscar. Quero dar parabéns a toda a equipe, ao Walter Salles e à Fernanda Torres. Porque, sinceramente, vocês orgulham o presidente da República de dizer: vocês são brasileiros e não desistem nunca. Parabéns!”, disse Lula via rede social.

OUTRAS CONQUISTAS — Em sua jornada por eventos cinematográficos, a produção conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz. O filme também conquistou o Prêmio do Público no Vancouver International Film Festival, no Mill Valley Film Festival e no Miami Film Festival GEMS. Na França, durante o Festival de Pessac, levou o Prêmio Danielle Le Roy e o Prêmio do Público, confirmando sua força entre críticos e audiências.

ENREDO — O filme narra a trajetória de Eunice Paiva, que teve o marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, levado de casa em 1971 e morto pela ditadura militar brasileira. O percurso dela e de sua família em busca de informações sobre o que realmente ocorreu se tornou símbolo da luta pela verdade e pela defesa dos direitos humanos.

Materia enviada pela assessosria de Comunicação do Ministerio da Cultura

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos