quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Brasil na liderança global: rumo aos Brics e à COP 30 em 2025

Além do G20, cuja Cúpula de Líderes aconteceu nos dias 18 e 19, o Brasil se prepara para presidir outros dois fóruns internacionais estratégicos em 2025: os Brics e a COP30. Discussões e consensos aprovados na Declaração de Líderes servirão de base para avanços futuros.

A Cúpula de Líderes que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 foi o ápice de um processo que aconteceu durante todo o ano de 2024: pautas, discussões, acordos e consensos foram costurados ao longo do período, culminando na Declaração de Líderes divulgada ao final do evento.

Durante o processo, o Brasil conseguiu articular avanços significativos em questões cruciais como combate à fome, mudanças climáticas e redução de desigualdades. Uma das principais conquistas foi o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que convoca todos os países a se unirem em um esforço coordenado para enfrentar um dos mais graves problemas globais. A proposta brasileira busca mobilizar recursos e estratégias para combater a insegurança alimentar, especialmente nos países em desenvolvimento, representando um marco na agenda internacional de solidariedade.

O documento final do G20 revelou avanços expressivos em múltiplas frentes, com destaque para o compromisso de acelerar transições energéticas sustentáveis, triplicar a capacidade de energia renovável até 2030 e duplicar a eficiência energética global. A menção inédita ao combate ao racismo e promoção da igualdade racial demonstra uma evolução importante na compreensão das desigualdades estruturais.

Em relação à inteligência artificial, os líderes reconheceram simultaneamente seu potencial econômico e os riscos éticos, decidindo criar uma Instância de Alto Nível para governança da tecnologia. A decisão reflete a maturidade das discussões sobre inovação tecnológica e seus impactos sociais, posicionando o G20 como um fórum fundamental para regulação e cooperação internacional.

Brics e COP em 2025

Em 2025, o Brasil assumirá a presidência dos BRICS, um bloco ampliado pela participação de Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia (que se somam aos membros originários: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Na pauta, algumas das prioridades da presidência brasileira do G20, como reforma da governança global e transições energéticas. 

Quanto ao tema transições energéticas, o Novo Banco de Desenvolvimento – NDB (Banco dos BRICS) terá um papel fundamental no financiamento deste processo em nações do Sul Global, direcionando recursos para infraestrutura voltada para a digitalização e descarbonização das matrizes energéticas e produtivas. 

O Brasil, com sua matriz energética baseada em fontes renováveis, já é exemplo para o mundo e a presidência da COP30 será uma oportunidade de consolidar esses avanços e reafirmar o compromisso global com a redução das emissões e a adaptação climática.

Materia envia pela assessoria de comunicação do G20 no Brasil

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos