Início Cidades BRICS Brasil discute juventude, dados estatísticos, redução de desastres e agricultura

BRICS Brasil discute juventude, dados estatísticos, redução de desastres e agricultura

0

Entre os dias 17/2 e 21/2, representantes dos países do BRICS debatem sobre juventude, publicação de dados estatísticos, gerenciamento de desastres e agricultura.

Por Thayara Martins

Nesta semana, acontecem reuniões de quatro grupos de trabalho do BRICS voltadas para os temas da juventude, gerenciamento de desastres e agricultura, por videoconferência e coordenadas na sede do BRICS Brasil em Brasília. As discussões sobre produção de dados estatísticos também serão online, mas baseadas no Rio de Janeiro.

Reunião técnica sobre Juventude

Entre a segunda-feira, 17, e a terça-feira, 18/2, acontece a Reunião técnica sobre Juventude, um tema importante para os países do foro. Desde 2015, os membros do BRICS estabeleceram grupos de trabalho dedicados a discussões sobre jovens, priorizando-os como tema central. Os países do BRICS representam aproximadamente metade da população mundial, com uma proporção significativa sendo de jovens e em idade produtiva. Essa situação demográfica apresenta oportunidades para crescimento econômico e desenvolvimento nacional. O GT é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR).

Reunião sobre Publicação Estatística Conjunta (IBGE)

Nos mesmos dias, acontece a Reunião sobre Publicação Estatística Conjunta. A crescente proeminência de países do Sul Global e o impacto transformador da Era Digital indicam a necessidade de reavaliar e adaptar conceitos, metodologias, pesquisas e indicadores estatísticos usados ​​pelo BRICS para refletir um cenário global mais inclusivo e dinâmico. A coordenação do GT é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Grupo de Trabalho Gerenciamento de Desastres

Já na quinta, 20, e sexta-feira, 21/2, o GT Gerenciamento de Desastres discute as catástrofes ocasionadas pela mudança do clima. Os países membros do BRICS têm consistentemente destacado a importância do desenvolvimento sustentável e a resiliência a desastres, como evidenciado nas Declarações de Kazan e na ministerial do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos de Desastres do G20. Os documentos enfatizam a urgência por infraestruturas resilientes, resposta equitativa a desastres e o empoderamento de comunidades vulneráveis. O Ministério das Cidades do Brasil coordena os debates.

Grupo de Trabalho Agricultura

Também nos dias 20 e 21/2, técnicos do agrupamento estarão reunidos no GT sobre Agricultura para discutir como coordenar ações para abordar muitos dos desafios agrícolas mais significativos do nosso tempo. Os países do BRICS desempenham um papel crítico na segurança alimentar global, nutrição e agricultura sustentável. Vários deles são líderes mundiais na exportação de produtos agrícolas, incluindo cevada, milho, arroz, soja, ervilhas amarelas e trigo. O grupo de trabalho é coordenado pelo Ministério da Agricultura do Brasil. 

Materia envida pela assessoria de comunicação do BRICS no Brasil

Sair da versão mobile