A Câmara de Comércio e Indústria Angola-República Democrática do Congo (RDC) promove, no próximo mês de Agosto, em Luanda, o Fórum Económico Tripartido, que vai juntar mais de 300 empresas, com o objectivo de reforçar as parcerias entre os dois países.
O certame será realizado sob o lema “Promoção e Valorização das Zonas Económicas Especiais e Zonas Francas Tripartidas, para Oportunidades de Investimentos entre Angola, a República do Congo e República Democrática do Congo”.
Em declarações ao Jornal de Angola, no âmbito do evento, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-República Democrática do Congo (RDC), Jó Mpiassa Dias, disse que para a concretização do Fórum foram, também, mobilizadas as Câmaras de Comércio Bilateral existentes na RDC e no Congo Brazzaville, incluindo a Câmara de Comércio Multilateral.
Quanto à presença, Jó Mpiassa Dias realçou que, até agora, estão confirmadas a presença de 27 Câmaras de Comércio bilaterais, com previsão de juntar 127 empresas dos vários sectores de actividade económica.
Jó Mpiassa Dias disse que Angola far-se-á representar com 200 empresas.
O evento é considerado oportuno, porque os três países têm muito em comum. Além dos recursos minerais, a outra grande aposta é a segurança alimentar, facto que, reforçou, a RDC tem muito para contribuir em termos de produtos alimentares.
“Os países apostam no potencial agrícola, com grandes níveis de produção de frutas”, frisou Jó Mpiassa Dias, sublinhando que o evento terá dois momentos, onde as empresas terão a oportunidade de traçar e reforçar novas parcerias.
Volume de negócios
Em termos de transacções comerciais entre Angola e a RDC referentes ao exercício económico de 2023, o volume de negócios rondou os 300 milhões de dólares.
As trocas de produtos entre países têm registado avanços significativos, não só no processo de exportação, mas também na entrada de mais associados na Câmara, compostas por micro, pequenas, médias e grandes empresas.
A Câmara de Comércio e Indústria Angola-RDC conta com 894 empresas inscritas, das quais 204 da RDC. No ano passado, o número de associados rondava as 611 empresas inscritas, das quais 40 da RDC e 571 de Angola.
“Vamos continuar a trabalhar na atracção de mais parcerias, porque temos novos projectos para serem lançados num futuro próximo, e que vão permitir atrair muito mais parceiros”, frisou Jó Mpiassa Dias.
Matéria envida pela assessoria de comunicação da Câmara de Comercio Angola e RDC