quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Cerimônia de abertura do G20 Social celebra inovação e legado da presidência brasileira

Segundo o ministro Márcio Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República, o G20 Social pode ser um dos maiores legados da presidência brasileira e a África do Sul pretende manter o fórum em 2025. Para Nandini Azad, presidente do Fórum de Mulheres Trabalhadoras da Índia, inclusão e acesso serão os símbolos deixados pelo Brasil.

Em um auditório lotado de autoridades e cidadãos de todo o país e do mundo, a cerimônia de abertura do G20 Social aconteceu, nesta quinta-feira (14), no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu as boas vindas a todos e lembrou que a cidade é a vitrine do Brasil para o mundo. “Eu agradeço ao presidente Lula por ter trazido esse evento para o Rio de Janeiro, todo mundo tem um enorme carinho por essa cidade”. O prefeito até brincou sugerindo que a capital do país voltasse a ser a terra de Machado de Assis, escritor carioca famoso e um clássico da literatura nacional.

O ministro Márcio Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República disse que o G20 Social pode ser um dos maiores legados da presidência brasileira e a África do Sul pretende manter o fórum em 2025. O ministro ressaltou a coragem e a ousadia do presidente Lula por levar o debate do G20 até o povo por meio da criação do encontro.

Márcio Macêdo argumentou ainda que a presidência brasileira não está só no discurso político, está propondo ações concretas como a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Além de debater temas como a taxação dos milionários que pode resolver o problema da fome, ajudar a manter as florestas de pé, financiar programas para os indígenas, ribeirinhos, seringueiros, moradores das periferias, enfim, para as pessoas em situação econômica  mais vulnerável.

O Embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, destacou que neste primeiro dia de evento 40 mil pessoas estiveram presentes para trazer suas colaborações para a cúpula. “Sem a participação da sociedade o sucesso da nossa presidência não teria sido tão grande, vamos deixar uma marca importantíssima. Uma das prioridades brasileiras – a luta contra a fome e a pobreza – não poderia existir com medidas efetivas se não houvesse um diálogo com a sociedade e um acolhimento das contribuições dos cidadãos comuns”, afirmou Mauro Vieira..

Dentro desse espírito de inovação, o embaixador Mauro Vieira mencionou também o chamado à ação para a reforma da governança global, lançado em setembro na segunda reunião de ministros das relações exteriores que aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse chamado a ação tem recebido o apoio da maioria dos países das Nações Unidas e, sobretudo, o apoio de todos os países que integram o G20 e mais os países convidados”. 

Para Nandini Azad, presidente do Fórum de Mulheres Trabalhadoras da Índia, a presidência brasileira inova ao incluir as vozes do chão. Segundo  Nandini, a  inclusão e acesso serão os símbolos deixados pelo Brasil. “Passei 20 horas viajando só para participar dessa conferência e eu sei o poder que a sociedade tem e vocês, no Brasil, sabem disso também. Em quantos países a sociedade civil é incorporada na governança? Isso não acontece muito, então muito obrigada por esse feito histórico. Namastê”, disse.

A cerimônia de abertura contou também com a participação da primeira dama, Janja da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. 

programação do G20 Social inclui debates, shows musicais, feira de artesanato e livros, espaço para crianças e vai até sábado (16) em uma área que engloba Praça Mauá, Museu do Amanhã e Boulevard Olímpico na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Materia enviada pela Assessoria de Comunicação Geral do G 20 no Brasil

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos