quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Economia Criativa movimenta bilhões de dólares em todo o mundo e é destaque em discussões de evento paralelo do G20

Dados da Unesco apontam que a economia criativa gera receitas de 2,25 bilhões de dólares ao ano, além de exportações globais de mais de 250 bilhões de dólares. O ramo também responde por 30 milhões de empregos em todo o mundo. Este é o tema principal do Seminário de Políticas para Economia Criativa, evento paralelo do G20, que acontece até sexta-feira (9), no Rio de Janeiro.

Qual o lugar da cultura e da criatividade para um reinventar da economia, em uma perspectiva mais justa e sustentável? Esse é o questionamento que embala o “Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América”, evento paralelo do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura que acontece até sexta-feira (9) no Rio de Janeiro e que congrega especialistas, autoridades do governo, agentes públicos, produtores e fazedores de cultura, e membros da sociedade civil. O evento foi espaço para o lançamento da Política Nacional de Economia Criativa, com presença da ministra de Cultura (MinC) do Brasil, Margareth Menezes.

A programação inclui debates sobre inteligência artificial e direitos autorais, remuneração de artistas em plataformas, tecnodiversidade, biodiversidade cultural, indústrias criativas, entre outros. No primeiro dia de evento, além da palestra magna “Criatividade: a riqueza das nações”, com o gestor cultural mexicano Benjamín González Pérez, os temas em destaque foram os direitos dos trabalhadores da cultura, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável.

“O mais importante é apostar, para mudar as estruturas, de que precisamos melhorar as políticas, precisamos ter leis e que todos esses programas ou todos esses marcos garantam indicadores que sejam medidos. Mas, sobretudo, precisamos fortalecer ainda mais a participação da sociedade civil. Sem ela, jamais vamos poder garantir o cumprimento desta agenda”, observou o gestor cultural e especialista público Abel Arionátegui, do Panamá.

Brasil Criativo

No Brasil, a economia criativa movimenta por volta de 230 bilhões de reais e emprega cerca de 7,5 milhões de pessoas nas mais de 130 mil empresas formalizadas, o que equivale a 7% do total dos trabalhadores da economia do país. Estes dados do Observatório Itaú Cultural dão a dimensão da importância desse setor que, a partir do conhecimento, criatividade e capital intelectual individuais e coletivos origina bens tangíveis e intangíveis, proporcionando rentabilidade e lucro social positivo. Artes visuais, eventos, gastronomia, moda, música, e turismo são áreas exemplos.

Lançamento da Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo 

Neste sentido, ao fim do primeiro dia de debates do Seminário, o Ministério da Cultura lançou, em presença de diversas autoridades e fazedores de cultura, a Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo, construída com objetivo de “envolver para desenvolver com sustentabilidade e emancipação”. O conteúdo apresentado foi elaborado de forma colaborativa, envolvendo servidores e gestores do sistema MinC, ministérios parceiros, secretários e dirigentes de estados e municípios, e sugestões recebidas da sociedade em geral por meio de uma consulta pública online e propostas resultantes da 4ª Conferência Nacional de Cultura realizada em março deste ano.

A ministra da Cultura do Brasil Margareth Menezes destacou a importância de políticas neste sentido para valorização da diversidade nacional, como motor de transformações sociais e econômicas necessárias. “O setor precisa dessa organização, o que faltava era essa modelagem, para sairmos de um processo de retração e mal aproveitamento desta potência. Precisamos enxergar o Brasil de forma integral, de maneira inteira”, colocou ela, ao apresentar Cláudia Leitão como secretária nacional da pasta.

O Brasil Criativo orientará a formulação, a implementação e o monitoramento de iniciativas estratégicas, como programas, projetos e ações concretas.

Materia envida pela assessoria de comunicação do Ministerio da Cultura e G20

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad

Mais Lidos