Foram dois dias de encontro com mais de 26 países. Todos eles com o mesmo objetivo de melhoria para todos. Cada um representa o seu país.
Alguns países presente foi Afeganistão, Cuba, Venezuela, Nigéria e Congo entre outros… Cada país com o objetivo de melhoria e um acolhimento de qualidade para imigrantes, refugiados e apátridas.
Algumas das propostas será citadas:
• Criar uma secretaria nacional de migração, refugiado e apátrida dentro do ministério da justiça e segurança pública;
• Criação de Estatuto do*Migrante,*Refugiado e Apatrida, para direcionar a elaboração e a implementação de políticas públicas de promoção*, *proteção e defesa dos direitos das populações migrantes, refugiadas e apátridas.
• Criar uma política de acolhimento da população refugiada, migrante e apátrida recém-chegada, que inclua capacitação sobre cultura brasileira, fornecimento de informações sobre acesso a serviços públicos, garantia de direitos e deveres e promoção da *cidadania dessas populações*, *disponibilizando este serviço nas fronteiras, aéreas, terrestres e portuárias*e utilizando as plataformas digitais do governo brasileiro para disseminação das informações.
Ter o lugar de fala, é muito importante para os imigrantes, refugiados e apátridas… Ser representado por alguém que sofre na pele… É bem melhor.