No telefonema com António Costa, foi acordada a retomada da reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia e ambos abordaram os esforços necessários para defesa da integridade da informação em ambientes digitais.
presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira, 15 de janeiro, para o presidente do Conselho Europeu, António Costa, para cumprimentá-lo pela eleição ao novo cargo e pela posse, ocorrida em dezembro passado. Lula reiterou ter certeza de que repetirão a excelente colaboração que tiveram quando Costa ocupava o cargo de primeiro-ministro de Portugal.
Ambos concordaram em retomar em Brasília, ainda no primeiro semestre, a reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia, que não se realiza há 11 anos. A Cúpula envolve a participação do chefe de Estado brasileiro, de António Costa, como presidente do Conselho Europeu, e de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Lula ressaltou que a conclusão das negociações do acordo entre MERCOSUL e União Europeia foi um grande resultado para os dois blocos. Destacou, ainda, que a partir de agora será essencial garantir condições para assinatura do Acordo e que o Conselho Europeu terá papel fundamental nesse processo.
Lula confirmou que o Brasil conta com a União Europeia nos esforços multilaterais em defesa da integridade da informação em ambientes digitais, visando à construção de ambientes digitais seguros e confiáveis, alinhados com os valores democráticos. Também mencionou a importância de trabalhar juntos em defesa da soberania regulatória diante da atuação das grandes corporações de tecnologia.
O presidente brasileiro sublinhou a expectativa de que o próximo Diálogo Digital entre o Brasil e a União Europeia, que será realizado dias 13 e 14 de fevereiro em Bruxelas, possa avançar nessas discussões.
Marteriaenvia pela assessoria de Comunicação do Ministerio de Relaçoes Exteriores